> Cerâmica em Revista / Paraíba

PARAÍBA / PB

 

– Tabajaras e quilombolas participam de intercâmbio sobre artesanato cerâmico

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), por meio da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesol), promoveu uma semana intercâmbio entre Índios Tabajaras e quilombolas da Comunidade dos Rufinos, localizada no município de Pombal. A troca de experiência teve como objetivo promover o resgate da cultura da produção artesanal de peças em cerâmica produzidas pelos Tabajaras.

Leia mais…


Artesãs do Cariri paraibano resgatam tradição da cerâmica

Trabalhando de forma associativa, as ceramistas de Serra Branca reencontram na fabricação de peças de barro uma alternativa de renda

Há apenas três anos, os depoimentos das ceramistas de Serra Branca, município localizado no Cariri paraibano, mostravam que a fabricação de peças de barro se tornou uma atividade inviável, que pouco a pouco estava acabando, junto com parte da história daquele povo. Essa difícil realidade começou a mudar em 2000, quando as louceiras passaram a trabalhar de forma associativa, encontrando na educação a ferramenta principal para reativar a tradição da cerâmica, repassada há mais de 100 anos de geração para geração.

Leia mais…


– Cerâmica na Paraíba

Dia 28 de maio é o dia dedicado aos ceramistas. Essa arte me encanta por demais, sou decididamente ligada à tudo que vem da terra. A cerâmica, então, demonstra toda a delicadeza e habilidade de quem usa as mãos para amassar, trabalhar, manusear, girar, acarinhar a argila, produzindo peças incríveis. É mesmo coisa de pele.

Na vizinha capital da Paraíba, João Pessoa, podemos encontrar artistas exímios nessa arte milenar. Com a intenção de visitar os ateliês de lá, partimos eu, minha mãe artista plástica, uma amiga arquiteta e um amigo também artista em viagem tipo bate-volta.

Disponível em: https://elzabezerra.com.br/ceramica-na-paraiba/ . Acesso em 12.02.2021.

Leia mais…