> 67CBC 12 a 15 de Junho de 2023

RETROSPECTIVA

Entre os dias 12 e 15 de junho de 2023, ocorreu a sexagésima sétima edição do Congresso Brasileiro de Cerâmica, em Florianópolis-SC no hotel Costão do Santinho. Esta edição é um marco importante, pois, neste ano comemoram-se os 70 anos da Associação Brasileira de Cerâmica (ABCERAM).

Os trabalhos tiveram início no dia 12 com a abertura da secretaria e realização do Painel “Competências Emocionais na Formação Acadêmica e na Atuação Profissional”. Nesta atividade, três palestrantes do setor empresarial apresentaram e discutiram com cerca de 50 congressistas, aspecto importantes de habilidades e aspectos emocionais para a vida profissional. Os representantes das empresas eram: Tamara Garcez (Sinapse Desenvolvimento), André Polloni (Anton Paar Brasil) e, Ericka Alves Costa & Isabel Cristina Bobato (Portobello Revestimentos Cerâmicos).

No dia 13 tivemos a abertura oficial do evento com ocupação quase que máxima da sala. Na mesa, tivemos a participação dos seguintes convidados:

– Dra. Ana Paula Margarido – Superintendente Executiva do Centro Cerâmico do Brasil – CBC;

– Dr. Jamil Duailibi Filho – Representante da DNCer Indústria e Comércio Ltda, fabricante dos produtos DuraCer;

– Prof. Dr. Vitor de Sousa Nandi – Representante do Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha (Sindicer);

– Prof. Dr. Dachamir Hotza – Professor da Universidade Federal de Santa Catarina;

– Dr José Carlos Bressiani – Presidente da Associação Brasileira de Cerâmica;

– Profa. Dra. Sabrina Arcaro – Professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e vice-presidente do Congresso;

– Prof. Dr. Luiz Fernando Grespan Setz Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e presidente do Congresso;

Nesta cerimônia tivemos a apresentação, pelo Presidente da ABCERAM, José Carlos Bressiani, do histórico da ABCERAM em homenagem a comemoração de seus 70 anos de existência, a ser celebrado no mês de setembro.

Na sequência tivemos a Plenária de abertura intitulada “O Processamento Coloidal Sem Mistério” apresentada pelo Prof. Dr. Rodrigo Moreno Botella do Instituto de Cerámica y Vidrio (CV/CSIC ) da Espanha.

Neste dia, ainda, tivemos duas sessões de pôsteres; mais uma plenária: “Processamento Cerâmico: Uma Abordagem Sustentável” proferida pelo Prof. Dr. Dachamir Hotza da UFSC; cinco palestras: “Avaliação do ciclo de vida (acv) de revestimentos cerâmicos” (Dra. Ângela Waterkemper Vieira – Eliane); “Soluções Analíticas para o Mercado de Cerâmicas, Bioceramicas e Novos Materiais“ (Danilo Manente Marchetto – Malvern Panalytical); “O Corpo Cerâmico, o Corpo da Artista e as Entranhas da Terra(Profa. Dra. Rosana Tagliari Bortolin – UDESC); “Eficiência Energética no Setor de Revestimentos Cerâmicos” (Prof. Dr. Agenor de Noni Junior – UFSC) e “Normatização e uso dos finos do beneficiamento de rochas ornamentais nas indústrias de cerâmica vermelha segundo o modelo de economia circular(Dra. Monica Castoldi Borlini – Cetem). Tivemos neste dia ainda seis sessões técnicas com 17 apresentações orais.

Ao final do dia 13 tivemos o painel “Propriedades importantes para o consumidor de revestimentos cerâmicos”, com os palestrantes: Dra. Ângela Waterkemper Vieira (Eliane); Dra. Ana Paula Margarido (CCB) e Antônio Sergio Nunes Rosa (Dexco). Neste painel houve inúmeras discussões importantes a respeito de normas e exigências do mercado nacional e internacional de revestimentos cerâmicos. Por fim, neste primeiro dia, houve também a divulgação e sessão de autógrafos da segunda edição do livro “O Processamento Cerâmico Sem Mistério” com o autor Prof. Dr. Luiz Fernando Grespan Setz da UFABC.

No dia 14 o congresso teve inicio com uma sessão de pôsteres e logo na sequencia houve a palestra: “Extrudabilidade de Massas Cerâmicas”, ministrada pelo Prof. Dr. Manuel Ribeiro do IPVC de Portugal. Neste dia ocorreram, ainda, mais cinco palestras: “Coprocessamento: o Papel das Cimenteiras na Eliminação de Resíduos Industriais e Urbanos” (Dr. Dair Favaro Junior – Cia de Cimento Itambé); “Síntese de Nanopartículas de Aluminossilicato de Lítio: uma Abordagem Coloidal e à Baixa Temperatura” (Prof. Dr. Oscar Rubem Klegues Montedo – UNESC); “Otimização do Consumo Energético na Indústria Refratária: Desafios e Realidades” (Dr. Carlos Pagliosa – RHI-Magnesita); “Reciclagem de Materiais a Base de Cimento” (Prof. Dr. Sérgio Cirelli Ângulo – Politécnica USP) e “Baterias de Íons Lítio Toda em Estado Sólido – Perspectivas e Desafios para Eletrólitos Sólidos” (Dra. Shirley Reis – ISI Eletroquímica), e duas plenárias: “Materiais Vítreos Como Grandes Parceiros na Agenda 2030 da ONU” proferida pela Dra. Sonia Regina Homem de Mello Castanho (IPEN) e “Diz que Deus Diz Que Dá: Como a História, a Filosofia e a Ciência Organizam as Sugestões da Natureza” ministrada pela Profa. Dra. Ana Maria Segadães (Universidade de Aveiro) de Portugal.

Neste dia 14 houve também 12 sessões técnicas com 32 trabalhos orais apresentados e o encerramento deste dia ocorreu com a sessão de pôster concomitante ao coquetel de confraternização em homenagem aos 70 anos da ABCERAM.

O Dia 15 também foi iniciado com a única sessão de pôsteres do dia e teve na sequência a apresentação da palestra: “Pode um Resíduo Perigoso ser Utilizado Como Precursor Para Cimentos Geopoliméricos (Álcalis Ativados)? O Exemplo do Cimento Amianto” ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Strozi Cilla da UFBA. Neste dia tivemos ainda mais 3 palestras: “Valorização de Resíduos Como Estratégia Para o Cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS” (Prof. Dr. Lisandro Simão – UNAERP); “Inovação Para Descarbonização da Indústria Cerâmica” (Rodolfo Pinheiro da Silva / Renato Ferreira – PotencializEE/GIZ) e “Biomateriais Cerâmicos: Tratamento de Doenças Emocionais: Uma Contribuição dos Biomaterais” (Prof. Dr. Marcus Vinicius Lia Fook – UFCG).

Neste dia foram apresentadas também duas plenárias: “Sinterização Não Convencional de Cerâmicas Funcionais” ministrada pelo Dr. Reginaldo Muccillo do IPEN e, “Cerâmicas Para Proteção Balística” ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Bergmann da UFRGS. Tivemos ainda 8 sessões técnicas com 20 apresentações orais. Na cerimônia de encerramento foram premiados os melhores trabalhos de Graduação. De Pós Graduação e o primeiro, segundo e terceiro melhores trabalhos do 67°CBC.

O saldo final do sexagésimo Sétimo Congresso Brasileiro de Cerâmica foi bastante positivo, foram 250 inscritos, 62 apresentações orais e 187 pôsteres apresentados e tivemos 10 patrocinadores.

 

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

 

Participaram da mesa o Presidente do 67º Congresso Brasileiro de Cerâmica Luiz Fernando Grespan Setz;  a Co-chair  Sabrina Arcaro e o Presidente da Associação Brasileira de Cerâmica-ABCERAM José Carlos Bressiani.

Na ocasião foram divulgados os trabalhos premiados:

 

Prêmio “A” Melhor trabalho

Título: Projeto, construção e validação de arranjo experimental para avaliação de permeação gasosa em membranas cerâmicas

Apresentadora: Sabrina G M Carvalho

Autores: Carvalho, S.; Muccillo, E.N.S.; Muccillo, R.

Instituição: IPEN

 

Prêmio Segundo Melhor trabalho

Título: O emprego de polímeros inorgânicos no desenvolvimento de concretos refratários ambientalmente amigáveis

Apresentador: – Breno Parente Bezerra

Autores: Bezerra, B.P.; Luz, A.P.

Instituição:  UFSCar

 

Prêmio Terceiro Melhor trabalho

Título: Síntese de nanopartículas de espinélio de magnésio e alumínio

Apresentador: Pedro Henrique Lopes Nunes Abreu dos Santos

Autores: dos Santos, P.L.N.A.; Ribeiro, S.

Instituição:   EEL

 

 

Premio B2 Melhor trabalho Pós Graduando

Título: Síntese e avaliação de geopolímeros “one-part” baseados em metacaulim, NaOH e sílica coloidal

Apresentador: Breno Parente Bezerra

Autores: Bezerra, B.P.; Luz, A.P.;

Instituição:  UFSCar

 

 

APOIO e PATROCINADORES

Apoio de Agências de Fomento: FAPESP / CNPq
Apoio Institucional: SINDICER

Patrocinadores Ouro: CONFEA / POTENCIALIZEE

Patrocinadores Prata: ALTMANN/ ANTON PAAR/ GRUPO CURIMBABA/ REOTERM

Patrocinadores Bronze: CÈRAMUS / DURAPRINTER / JUNDU/ ANICER

VEM AÍ O 68º CBC AGUARDEM!!!!

 

GALERIA