> Histórico

CONGRESSO - Histórico

Congresso Brasileiro de Cerâmica é o mais antigo e importante da área no Brasil e um dos maiores a nível internacional. Desde 1954, a Associação Brasileira de Cerâmica realizou 62 congressos, sendo o 7º realizado nas cidades de Recife e de Salvador. Em 1965 em substituição ao Congresso Brasileiro foi realizado o 1º Congresso Sulamericano. Em 1991 em conjunto com o 35º CBC foi realizado o IIIº Congresso Ibero-Americano de Ceramica, Vidrios Y Refractarios; em 2012 em conjunto com o 56º CBC foi realizado o1º Congresso Latino-Americano de Cerâmica e IXº Brazilian Symposium on Glass and Related Materials; em 2013 em conjunto com o 57º CBC o 5º Congresso Iberoamereicano de Cerâmica e em 2018 em conjunto com o 62º CBC foi realizado o 7th International Congress on Ceramics.

Por ser uma entidade de caráter nacional a ABCERAM tem procurado atuar nas diversas regiões do país. Dessa forma, o Congresso é itinerante, tendo já sido realizado: Bahia (3), Espírito Santo (1), Minas Gerais (6), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Paraná (8), Pernambuco (3), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Norte (2), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (9), São Paulo (20) e Sergipe (1) e Distrito Federal (1).

O Congresso Brasileiro de Cerâmica tem como objetivo promover a interação dos diversos setores envolvidos com o meio cerâmico (Indústrias, Escolas Técnicas, Universidades, Institutos de Pesquisas e Fornecedores de Matérias-Primas, de Equipamentos e Insumos) para melhor promover e contribuir para o desenvolvimento da cerâmica brasileira. Portanto, ele tem um caráter amplo, onde são debatidos temas de interesse para os diversos segmentos cerâmicos (Cerâmica Vermelha, Materiais de Revestimento, Refratários, Cerâmica Branca, Cerâmica Técnica e Novos Materiais) e temas comuns como Energia, Meio Ambiente, Recursos Minerais, Inovação Tecnológica, Qualidade, Recursos Humanos e outros.

Durante os três dias de Congresso há apresentações de trabalhos técnico-científicos, na forma oral e de pôsteres, palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, painéis onde são debatidos temas de interesse para a indústria cerâmica, minicursos e oficinas de cerâmica.

QUADRO RESUMO DOS CINCO ÚLTIMOS CONGRESSOS

Para consultar a relação dos congressos realizados clique aqui.