> Cerâmica em Revista / Ceará

CEARÁ / CE

 

– Nova leitura para cerâmicas

Mulheres de Cascavel aprendem a dar toque sofisticado em peças de cerâmica, aumentando a autoestima e renda.

Fortaleza No povoado de Moita Redonda, no Município de Cascavel, a cerca de 57km desta Capital, o fazer artístico está intrínseco à história do lugar. Famílias inteiras se reúnem para moldar a argila. O resultado: lindos itens de decoração e de uso doméstico. Jarros, quartinhas, potes, tigelas, mealheiros, animais, figuras lúdicas, flores e, entre outros, muita criatividade. A arte ceramista, forte herança da cultura indígena no Ceará, que vem sendo retransmitida por geração, ganha, agora, uma repaginada, com o projeto Mulheres do Barro: Novas Expressões, de autoria da artista visual Sabyne Cavalcanti, reconhecido pelo Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Leia mais…


– Artesãs Retratam em Peças História de seus Antepassados

Em Viçosa do Ceará, grupo de mulheres se destaca na fabricação de peças de barro, inserindo nelas suas histórias.

Viçosa do Ceará. Elas não precisam de diploma, nem patrão, precisam apenas da criatividade. É assim que vive um grupo formado por 12 mulheres da comunidade de Tope, zona rural da cidade de Viçosa do Ceará. Logo no início, no galpão onde funciona o Centro de Artesanato do Sítio Tope, instalado atrás da creche, abrigava 25 pessoas. Essas donas de casa não fazem outra coisa a não ser pequenas, médias e grandes peças de barro que, mais tarde, servirão de ornamentação decorativa de algum lar.

Leia mais…


– O Barro de Cada Dia: Oleiros e Operários da Atividade Ceramista no Distrito de Flores, CE. 1981 – 1990

Esta dissertação é o resultado de estudo sobre a atividade ceramista, forma de trabalho desenvolvida com grande recorrência no distrito de Flores, Ceará, que consiste na transformação do barro em peças cerâmicas, principalmente, telhas e tijolos. O distrito de Flores representa o recorte espacial do estudo que tem como recorte temporal o período de 1981 a 1990. Nesse intervalo, a atividade ceramista que era inicialmente desenvolvida na forma manufaturada pelos oleiros, incorporou a mecanização e o modelo fabril na sua forma de produção. O objetivo da pesquisa foi traçar um itinerário dessa atividade, analisando os fatores que propiciaram seu desenvolvimento, as transformações na forma de produzir cerâmica, nas relações sociais envolvendo trabalhadores e moradores de Flores, e na relação do indivíduo com a natureza. Somadas a algumas fontes escritas, as fontes orais representaram o principal recurso na busca de informações sobre a problemática de estudo. Ficou demonstrado que, diante do surgimento das fábricas, duas formas de produzir cerâmica: manufaturada e mecanizada, passaram a coexistir. Nesse processo, muito do saber e das técnicas dos antigos oleiros foram incorporadas no modelo de produção das fábricas. Foi constatado que a atividade ceramista teve grande influência no crescimento populacional do distrito de Flores na década de 1980, e que o senso comum presente na coletividade do distrito de Flores, atribui a atividade ceramista, exclusivamente fatores de desenvolvimento, como geração de emprego e riquezas materiais. No entanto, analisando as nuanças desse desenvolvimento, foram revelados prejuízos sócio ambientais que necessitam ser considerados.

MENDES, Francisco de Assis. O Barro de Cada Dia: Oleiros e Operários da Atividade Ceramista no Distrito de Flores, CE 1981-1990. 2012. 116 f. : il. color. enc. ; 30 cm.
Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Mestrado Acadêmico em História, Fortaleza, 2012.
Área de Concentração: História e Culturas.

Leia mais…