> Cerâmica em Revista / Alagoas

ALAGOAS / AL

 

– Artesãos de Capela: Um Novo Motivo Para Vir À Alagoas

Que o artesanato transforma vidas não é nenhum segredo ou mistério. O artista, sendo mestre ou aprendiz, é capaz de contar histórias com suas esculturas, compor ambientes e transformar o seu trabalho em objeto de desejo para quem é apreciador da arte popular. Venha conferir os artesãos de Capela que contam a rotina da zona da mata alagoana através de suas peças.

Leia mais…


– Mãos ao Barro: As Gerações de Ceramistas de Capela

A tradição da cerâmica ou oleira feita no Brasil nos surpreende com uma diversidade de técnicas, modelos, temas e origens. Barro, argila ou terracota são alguns termos que nomeiam a matéria-prima base. Associado ao trabalho feminino, o saber-fazer cerâmico de procedência popular mantém relação com as louças de barro, utilitários como panelas, moringas, potes, porrões, pratos, travessas, copos e outros suportes, consumidos em seu próprio meio de origem ou comercializados pelos mercados locais. Ao longo do tempo, estes objetos cerâmicos ganharam novas feições, contando outras histórias, memórias e desejos, se tornaram mais sofisticados e passaram a ser vistos também como esculturas, obras de arte colecionáveis.

Leia mais…


– Seu Djalma, o Oleiro que dá Vida ao Barro

O município de Satuba tem uma história bastante ligada a arte da cerâmica, tanto assim que essa atividade teve grande importância para sua economia nas décadas de 70 e 80, com muitas olarias de onde saia uma grande produção de telhas e tijolos para Alagoas e outros estados nordestinos.

Leia mais…


– E do Barro se fez a Arte Popular.

Em seu ateliê e oficina no município de Capela, o mestre João das Alagoas ensinou desde o filho, João Carlos, à atual estrela da cerâmica, Sil, e a muitos outros artesãos

João das Alagoas não guarda apenas consigo essa técnica extraordinária que desenvolveu ao longo de 35 anos de trabalho com a cerâmica. A técnica, o estilo, toda fabulosa riqueza de detalhes e cores e informações. E as histórias de vida e arte que ensina aos aprendizes que frequentam sua oficina no município de Capela, que receberá um investimento do governo de R$ 199.983,80.

Leia mais…