Os membros da Comissão de Vidro da ABCERAM: Erica, Fábio, Mauro Akerman, Rita e Samuel fizeram uma Visita ao Centro de P&D da Saint Gobain em Capivari no dia 12 de setembro de 2018.

A visita foi muito interessante, fomos recebidos pelo Paul Houang, diretor do Centro.

O Centro, inaugurado em 2015, esta localizado em um edifício muito bonito, construído especialmente para este fim com um projeto arquitetônico inspirado no Instituto Inhotim.

Ele é um dos oito centros de P&D da Saint Gobain espalhados pelo mundo e o único no hemisfério sul.

O próprio edifício é um laboratório, pois foi construído empregando materiais que existem no mercado com objetivo de ser sustentável e de testar diversos produtos. Desta maneira ele recebeu diversos tipos de materiais que são acompanhados ao longo do tempo para avaliação de sua performance. Ele tem certificação LEED Gold, recebida em 2017. Segundo o Paul ele consome atualmente 70 Kwh/m2 entre iluminação e ar condicionado contra 160 Kwh/m2 de edifícios com selo A do Procel.

O edifício é totalmente isolado com vidros duplos e de baixa emissão com intenso uso de lã de vidro tanto nas paredes como piso e forro. A fachada é de vidro fotocrômico que regula a quantidade de luz visível que entra no edifício podendo dispensar cortinas (o infravermelho é todo refletido pelas camadas de coatings).

O centro conta com um laboratório que atende às fábricas do Grupo Saint Gobain, focadas em materiais de construção e também abrasivos e outros. É muito bem equipado com MEV, fluorescência de raio x, difração de raio x, e uma série de outros equipamentos.

Todos os equipamentos foram comprados no mercado, ou seja, nenhum foi desenvolvido especialmente para o centro e o Paul disse estar à disposição para fornecer maiores detalhes de qualquer um deles se necessário.

Na parte externa eles têm três casas construídas com diversos tipos de materiais e revestimentos, totalmente monitoradas para avaliar os desempenhos térmicos e acústicos.

Tem também uma estação metereológicas, pois na região não há nenhuma e tomar dados de outras cidades poderia mascarar resultados.

Alem de todos estes apetrechos instalados o centro possui uma área que eles chamam de show room sensorial com objetivo de marketing dos produtos da empresa e que é bastante interessante, pois nele é possível sentir as diferenças de temperaturas proporcionadas por diferentes tipos de revestimentos como telhas e vidros. A parte acústica também é contemplada e pode se sentir a diferença de diversos tipos de isolamento em relação a ruídos como obras na rua, restaurante repleto, etc.

Fotos do Centro

 Mauro Akerman
Setembro 2018