Desde 1962 o SENAI tem ofertado o Curso Técnico em Cerâmica. Inicialmente o curso foi implantado em São Caetano do Sul, na Escola SENAI Armando de Arruda Pereira. Naquela época,  a cidade de São Caetano do Sul se notabilizava pelas indústrias de cerâmica, tais como a Cerâmica São Caetano e a Cerâmica Matarazzo.

Em 1990, com a doação de um terreno de 52 mil metros quadrados em São Bernardo, o curso Técnico em Cerâmica foi transferido para a Escola SENAI Mario Amato, que mantém, também, os cursos Técnico em Química e Técnico em Plásticos.

Com a ida das empresas cerâmicas para o interior e por solicitação das indústrias, o SENAI irá transferir o curso para próximo dos pólos produtores.  Com data prevista para o final de 2012, o curso Técnico em Cerâmica será transferido para novas instalações que serão construídas na cidade de Itu, um dos grandes pólos de cerâmica vermelha do Estado de São Paulo.

Além da modernização do parque de máquinas, o SENAI reestruturará o curso para atender à demanda da região. A nova unidade contará, também, com um moderno laboratório para atender a área de design. Os laboratórios de prestação de serviços na área de cerâmica também serão transferidos para a nova unidade. Hoje a unidade conta com 3 laboratórios acreditados pelo INMETRO – Ensaios Químicos, Ensaios em Revestimentos Cerâmicos e Ensaios em Cerâmica Vermelha, bem como um Organismo de Certificação de Produtos – OCP. O Laboratório de Calibração de Vidrarias, ligado ao Núcleo de Cerâmica, permanecerá na unidade de São Bernardo do Campo. O objetivo de tal transferência é atender cada vez mais o setor, ajudando no fortalecimento da indústria cerâmica.

Endereço: Av. Profº. Almeida Prado, 532 – Prédio 36 – Sala 03 – Cidade Universit