O Núcleo de Cerâmica da Escola SENAI Mario Amato tem se caracterizado não só pela formação de Técnicos em Cerâmica, mas também pela prestação de assessoria técnica e serviços laboratoriais especializados.

Hoje a escola conta com 4 laboratórios acreditados pelo INMETRO: Laboratório de Ensaios em Revestimentos Cerâmicos, Laboratório de Ensaios Químicos, Laboratório de Calibração de Vidrarias e um Laboratório de Ensaios em Cerâmica Vermelha, localizado na cidade de Itú/SP. A escola também conta com um Organismo Certificador de Produtos – PCP, acreditado pelo INMETRO, que atende os fabricantes de blocos e telhas cerâmicas.

Ampliando a rede de atendimento, em 2009 foi inaugurado um Laboratório de Ensaios em Cerâmica Branca na Cidade de Pedreira, para atendimento às empresas da região.

Em 2011, o SENAI firmará convênio com a ACERTAR – Associação das Cerâmicas de Tatuí e Região, para gerenciar o Laboratório de Ensaios Cerâmicos da região. O SENAI adquiriu novos equipamentos e ampliará a oferta de serviços na região.

Também em 2011 será inaugurado, na Escola SENAI de Rio Claro, um Núcleo de Tecnologia para a Fabricação de Revestimentos Cerâmicos, ofertando o Curso Técnico em Revestimentos Cerâmicos.

Para outros pólos cerâmicos, o SENAI tem projetos aprovados em:
– Panorama: Laboratório de Ensaios em Cerâmica Vermelha, para atendimento às empresas cerâmicas do Oeste Paulista;
– Porto Ferreira: Laboratório de Ensaios em Cerâmica Branca e Vermelha: atendimento às empresas da região;
– Tambaú: Laboratório de Tecnologia Mineral: este laboratório tem como objetivo dar suporte às mineradoras nas questões de extração mineral, utilização sustentável dos bens minerais e preparação de massas para o setor cerâmico. Com investimentos na ordem de R$ 5 milhões de reais e em parceria com a Prefeitura do Município de Tambaú e a Associação Industrial e Comercial de Tambaú,  este laboratório pretende se tornar um núcleo de desenvolvimento de tecnologia para as empresas do setor.

Com estes desenvolvimentos, aliados à nova escola que será construída em Itu, o SENAI terá a maior rede de apoio à indústria cerâmica no Estado de São Paulo, contribuindo para o fortalecimento tecnológico e industrial do setor.