Nos últimos 60 anos, a Assembléia Geral das Nações Unidas reconheceu importantes iniciativas globais e suas contribuições para a sociedade com declarações dos Anos Internacionais das Nações Unidas. Em todo o mundo, as resoluções das Nações Unidas permitiram que sociedades profissionais, museus, publicações e universidades reconhecessem e celebrassem sua história, seu estado atual, seu futuro e suas principais contribuições para a sociedade.

Essas declarações das Nações Unidas sobre os principais campos de empenho internacional estimularam contribuições renovadas para a sociedade em todo o mundo. No século XXI, as Nações Unidas reconheceram o Ano Internacional da Astronomia (2009), o Ano da Química (2011), o Ano da Luz e das tecnologias baseadas na luz (2015) e, em 2019, o Ano da  Tabela Periódica e o  Ano Internacional das Línguas Indígenas.

Dentro deste contexto, surgiu uma onda internacional para conquistar o Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas para 2022, que destacará a importância tecnológica, científica e econômica do vidro – o material transparente que pode facilitar o surgimento de um ambiente mais desenvolvido, justo e de sociedades sustentáveis apto para enfrentar os desafios da globalização. Há uma abundância de argumentos que apoiam a importância do vidro como um material facilitador para a construção de uma sociedade sustentável.

Com sua versatilidade inigualável e capacidades técnicas, o material vidro promoveu inúmeros avanços culturais e científicos em comunicações, óptica, energia e medicina.

• Fibras ópticas são o suporte físico que permitiu a mudança de paradigma que deu origem à revolução das comunicações globais; elas são a espinha dorsal do desenvolvimento da internet e do processo de globalização. O vidro é o principal suporte de uma sociedade do conhecimento.

• As tecnologias de energias limpas envolvem o vidro como material chave para energias solares (de aquecimento e fotovoltáicas), para reduzir a pegada de carbono com energias eólicas e captura e sequestro de carbono (CCS), aumentando também a segurança da energia nuclear com a vitrificação de resíduos perigosos.

• As composições de Biovidros avançaram em cuidados de saúde mais eficazes com a sua capacidade de integração com o osso humano, estimulam a defesa natural do corpo para curar feridas, permitem a reparação óssea e a regeneração de tecidos, resolvendo problemas auditivos e dentários.

• A ótica e a optoeletrônica evoluíram da criação dos telescópios do Galileo para o telescópio espacial James Webb, capaz de estudar os primeiros momentos após o Big Bang expandindo a compreensão do Universo.

Em resumo, o vidro é a ferramenta transparente que permite construir um planeta sustentável com sociedades mais desenvolvidas e justas. Mas o vidro envolve muito mais que a ciência. O vidro também é arte e  a história desse material compartilha a história e a evolução da espécie humana.

O conceito do Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas foi introduzido pela primeira vez na reunião anual de 2018 da Comissão Internacional do Vidro (ICG) em Yokohama, no Japão. O encorajamento recebido nesta reunião deu origem a um esforço renovado para garantir um Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas para o ano de 2022, para coincidir com o Congresso Internacional sobre o Vidro da ICG em Berlim, Alemanha, durante o 100º aniversário da Sociedade Alemã de Tecnologia de Vidro.

A iniciativa de solicitar às Nações Unidas para que declarem uma resolução para um Ano Internacional do Vidro evoluiu de uma série de eventos nos últimos anos. Em 2014, a Corning introduziu a chegada da “Glass Age” (Era do Vidro). Uma edição especial do International Journal of Applied Glass Science publicou o artigo “Welcome to the Glass Age” (Bem-vindo à era do Vidro) pelo Dr. David L. Morse e Dr. Jeffrey W. Evenson.

Posteriormente, essa ideia de uma “Era do Vidro” foi encabeçada em apresentações técnicas em reuniões científicas em todo o mundo. Em maio de 2019, o ICG, o Corning Museum of Glass, a American Ceramic Society e a Glass Art Society endossaram essa iniciativa para o Escritório da Missão das Nações Unidas nos EUA, em Nova York. Uma reunião em Madri com o embaixador da ONU na Espanha incentivou ainda mais o esforço de promover e liderar esse empreendimento histórico.

Em uma comemoração em Boston, EU, em 11 de junho de 2019, o Conselho da Comissão Internacional do Vidro apoiou e aprovou fortemente a iniciativa e concordou em levar a proposta às Nações Unidas. A Comunidade de Associações de Vidro organizada por fabricantes italianos de vidro e associações de maquinário, reunindo associações de vidro, revistas e revistas do campo de vidro se reuniu de 10 a 12 de julho de 2019 em Veneza, Itália, e adicionou o mais recente apoio à iniciativa.

Um ano de vidro da ONU em 2022 destacaria o papel tecnológico, científico e econômico do vidro e a importância de um Ano do Vidro para melhorar o desempenho e o desenvolvimento de tecnologias-chave que contribuam para enfrentar os desafios de uma sociedade sustentável.

Um extenso planejamento está em andamento no nível internacional para tornar possível o Ano o Vidro das Nações Unidas. Parte desse processo de planejamento é chegar às sociedades e museus de arte e de vidro científico e compartilhar esse conceito com eles. Serão solicitados endossos formais para permitir chegar a uma resolução bem-sucedida na Assembleia Geral da ONU em julho de 2020.

Enquanto isso, na expectativa de que uma Declaração da ONU de um Ano de Vidro será alcançada, considerem todos encorajados a começar a pensar sobre como suas respectivas organizações poderiam participar deste capítulo histórico único na história do vidro. Assegurando que um Ano do Vidro seria a primeira vez que um material seria celebtrado desta maneira.

Contatos para mais informações
Prof J M Parker
Sir Robert Hadfield Building
University of Sheffield
Mappin Street
Sheffield, S1 3JD, UK
e-mail: j.m.parker@sheffield.ac.uk
FAX: +44 114 2225943

Sobre a Comissão Internacional do Vidro (ICG)
A ICG é uma Sociedade de Vidro internacional sem fins lucrativos consistindo de 34 organizações nacionais em ciência e tecnologia do vidro. O objetivo da ICG é promover cooperação entre especialistas vidreiros. A ICG organiza trabalhos de Comitês Técnicos (TC) (rodada de análises de laboratórios, publicação de trabalhos científicos e técnicos). A ICG organiza o Congresso Internacional do Vidro a cada três anos. (Para mais informação www.icglass.org).