A Academia Brasileira de Ciências é uma das mais antigas associações de cientistas no país e reconhecidamente a mais prestigiosa dessas entidades. Fundada em 1916, congrega eminentes cientistas das áreas de Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais. Com a eleição do Prof. Victor C. Pandolfelli para a área de Ciências da Engenharia, a UFSCar em seus 42 anos de história passa a contar com 3 membros titulares na Academia, assim como a Associação Brasileira de Cerâmica ( Pandolfelli, Zanotto e Pérsio S. Santos). Em toda a história da Academia apenas 32 engenheiros de todas as áreas foram escolhidos como membros titulares desta entidade.

O Prof. Victor Carlos Pandolfelli concluiu o doutorado em Leeds – Inglaterra em 1989 e o pós-doutorado na École Polytechnique de Montreal – Canadá em 1996 e 97. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais e Membro do Comitê Editorial de 9 revistas internacionais. É pesquisador 1A do CNPq e coordenador Latino-Americano da FIRE – Federation for International Refractories Research and Education envolvendo 9 universidades em diferentes países e 16 empresas líder na área de refratários. Pandolfelli é Fellow da American Ceramic Society e membro Titular da World Academy of Ceramics. Recebeu 64 prêmios e homenagens, e já publicou 393 artigos em periódicos especializados e 227 trabalhos em anais de eventos. É autor de 1 livro técnico e possui 8 patentes registradas. Foi membro do Grupo de Apoio e Planejamento do PADCT- MCT e do Comitê de Assessoramento de Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais do CNPq e já coordenou 2 Projetos Temáticos da FAPESP na área de cerâmicas refratárias. Orientou 59 dissertações de mestrado e teses de doutorado e possui uma intensa atividade de pesquisa junto às industrias na área de Engenharia de Materiais, em especial refratários.

O processo de seleção dos novos membros para a Academia inicia-se em setembro, com a indicação de candidatos, que pode ser feita apenas por Membros Titulares da Academia Brasileira de Ciências, por meio do sistema eletrônico de votação ou por carta. Todos os indicados são avaliados por seus pares, ou seja, os Membros Titulares da seção a que pertence o candidato. No mês de outubro, a tabela com as notas recebidas por cada candidato é encaminhada para a Comissão de Seleção, que se reúne na sede da Academia Brasileira de Ciências para decidir quantas vagas serão abertas para cada seção e preparar a cédula de votação.

Os indicados que passam por essa primeira fase têm seus nomes inscritos nas cédulas de votação, onde também está citado o número e vagas para cada seção. Essa cédula é encaminhada a todos os Titulares da Academia Brasileira de Ciências, que escolhem os novos membros entre os candidatos listados.

Segundo o matemático Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências, a produção científica ligada ao mercado é uma preocupação recente no Brasil. “O importante para a academia é a qualidade científica do trabalho de seus membros, não importando se estão ligados a empresas ou universidades, mas a Academia Brasileira de Ciências está cada vez mais preocupada em promover a aproximação da comunidade científico-tecnológica com o meio empresarial”.

A cerimônia de posse será realizada no dia 8 de maio de 2012, durante Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências na cidade do Rio de Janeiro.