A Associação Americana de Cerâmica (American Ceramic Society, ACerS), fundada em 1898, é uma proeminente organização profissional dedicada ao estudo, pesquisa e avanço dos materiais cerâmicos, incluindo seus aspectos de ciência, engenharia e tecnologia. A ACerS reúne cientistas, engenheiros, pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria que compartilham um interesse comum em cerâmica.

Uma das distinções mais prestigiadas dentro da ACerS é a posição de “Fellow” (Membro Associado), um título conferido a indivíduos de boa reputação e contribuições excepcionais nas artes ou ciências cerâmicas. Os Fellows devem ter completado 35 anos de idade e ser membros contínuos da Sociedade por pelo menos cinco anos na data da indicação. Suas qualificações para a elevação ao cargo de Fellow são baseadas em realizações excepcionais e impacto significativo na ciência, tecnologia ou indústria cerâmica, além de serviços destacados à Associação.

A ACerS anunciou recentemente a nova classe de Fellows (award winners 2023). Dentre os premiados, está Dachamir Hotza, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele possui um doutorado em Engenharia de Materiais pela Hamburg University of Technology (TUHH, Alemanha) e possui uma notável trajetória acadêmica e de pesquisa. Atualmente, supervisiona o Laboratório de Processamento Cerâmico (PROCER) e o Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (LINDEN), ambos vinculados ao Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) da UFSC.

Nos mais de 100 anos de história da ACerS, esta é apenas a 4ª vez que um cientista brasileiro é promovido a Fellow. Dachamir Hotza (classe de 2023) se junta a outros eminentes ceramistas nacionais como Victor Pandolfelli (classe de 2003), Edgar Zanotto (classe de 2016) e Ricardo Castro (classe de 2019).

As extensas contribuições de Hotza para o campo da cerâmica são evidenciadas por sua supervisão de inúmeros trabalhos de mestrado e doutorado, além da publicação de mais de 400 artigos, com aproximadamente 8.000 citações. Notavelmente, um de seus artigos em coautoria foi o mais baixado em 2019 em todos os periódicos da American Ceramic Society. Pela Editora da UFSC, o Prof. Dachamir Hotza é coautor junto com o Prof. Antonio Pedro Novaes de Oliveira do livro sobre “Tecnologia de Fabricação de Revestimentos Cerâmicos“.

Por suas pesquisas, o Prof. Hotza recebeu o Prêmio Caspar Erich Stemmer de Pesquisador Inovador em 2021. Ele também é um dos cientistas mais citados do mundo, entre 24 colegas da UFSC, segundo pesquisa da Stanford University, publicada em 2022.

O Prof. Dachamir é membro da ACerS desde 2002. Entre outras atividades, é editor associado do periódico International Journal of Ceramic Engineering and Science. Além disso, contribui como coorganizador do Congresso Pan-Americano de Cerâmica (Pan-American Ceramic Congress, PACC), promovendo conexões entre ceramistas de diversos países, especialmente na região da América Latina.

Fonte:

https://ceramics.org/award-winners/dachamir-hotza/