Agência FAPESP – A International Commission on Glass (ICG) concedeu em 20 de janeiro o ICG President’s Award para Edgar Dutra Zanotto, professor do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV).

O CeRTEV é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na UFSCar.

Concedido a cada três anos, o prêmio é um dos mais prestigiosos da área de materiais vítreos. Foi criado em 1995 para reconhecer contribuições extraordinárias ao longo da vida para a comunidade vidreira internacional em descobertas científicas, desenvolvimentos de engenharia ou liderança em realizações artísticas.

É a primeira vez que um pesquisador latino-americano recebe essa honraria.

Zanotto coordenou mais de 90 projetos de pesquisa financiados por agências públicas e aproximadamente 30 projetos em parceria com empresas do Brasil, França, Estados Unidos, Liechtenstein e Japão, que incluem as quatro maiores em suas áreas de atuação. Suas atividades de pesquisa e colaboradores do Laboratório de Materiais Vítreos da UFSCar se concentram em cinética de cristalização e propriedades de vidros e vitrocerâmicas.

“Esse prêmio consolida a ciência brasileira no cenário mundial de pesquisa em vidros. Cerca de 1% dos artigos [indexados na base de dados] Scopus deste planeta sobre vidros saem da cidade de São Carlos. E isso é efeito do CEPID”, destaca o professor da UFSCar para a Agência FAPESP.