A Associação Brasileira de Cerâmica – ABCeram realiza em Curitiba, no período de 03 a 06 de junho de 2012, no Centro de Eventos FIEP – CIETEP, o 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica, e simultaneamente o 1° Congresso Latino-Americano de Cerâmica e o IX Brazilian Symposium on Glass and Related Materials.

Curitiba foi escolhida para sediar estes eventos, por se encontrar equidistante dos principais centros produtores de cerâmica e vidro do país (São Paulo e Santa Catarina), além de estar situada próxima a Campo Largo, onde se encontra o importante polo cerâmico do Estado do Paraná. Outra razão para escolha da capital paranaense é sua excelente infraestrutura, boa rede hoteleira, facilidades de acesso e inúmeras atrações culturais, gastronômicas e turísticas.

Objetivo

O 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica tem como objetivo promover a interação dos diversos setores envolvidos com o meio cerâmico (Indústrias, Escolas Técnicas, Universidades, Institutos de Pesquisas e Fornecedores de Matérias-Primas, de Equipamentos e Insumos) para melhor promover e contribuir para o desenvolvimento da cerâmica brasileira. Portanto, ele tem um caráter amplo, onde são debatidos temas de interesse para os diversos segmentos cerâmicos (Cerâmica Vermelha, Materiais de Revestimento, Refratários, Cerâmica Branca, Cerâmica Técnica e Novos Materiais) e temas comuns como Energia, Meio Ambiente, Recursos Minerais, Inovação Tecnológica, Qualidade, Recursos Humanos e outros.

O 1° Congresso Latino-Americano de Cerâmica tem como propósito promover uma maior integração e cooperação entre os 21 países da América Latina, a partir da ampliação da difusão de conhecimentos das atividades e potencialidades de cada um nessa área.

O IX Brazilian Symposium on Glass and Related Materials tem seu foco em aspectos fundamentais e aplicados envolvendo vidros, vitrocerâmicas, fibras ópticas e materiais e métodos relacionados.

Programação

Durante os três dias do Congresso serão apresentados trabalhos técnico-científicos através de palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, painéis onde serão debatidos temas de interesse para a indústria cerâmica e vidro, minicursos e oficinas de cerâmica.

Os trabalhos apresentados serão divulgados nos ANAIS do CONGRESSO, que serão distribuídos após a realização do evento.

Serão concedidos Prêmios aos melhores Trabalhos Técnico-Científicos e à melhor Ceramografia.

Paralelamente ao Congresso, ocorrerá uma Feira onde as empresas e instituições de ensino e pesquisa têm a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços.

Apoio

O 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica recebe apoio e patrocínios de: Itaipú Binacional, BRDE, Compagás, Mineração Jundu, CBMM, FIEP,

Informações

Maiores informações sobre o evento podem ser acessadas através do endereço:
http://www.metallum.com.br/56cbc/index.php