> Mais da História Cerâmica

MAIS DA HISTÓRIA CERÂMICA

A palavra cerâmica é originada do grego keramike, derivada de keramos que significa coisa queimada, sendo uma denominação comum a todos os objetos produzidos com argila. Devido a abundancia de matéria-prima, à facilidade de extração e de modelagem enquanto no estado de barro úmido e ao endurecimento por secagem ou cozedura, provavelmente é o primeiro material artificial produzido pelo homem desde o período pré-neolítico. O homem calafetava cestas de vime com barro, passando a produzir potes, secos ao ar e, após verificar que o calor endurecia o barro, passou a produzir artigos de cerâmica para diversos fins.

Peças em cerâmica foram encontradas em sítios arqueológicos espalhados por todo mundo, como no Japão, na África e em grande parte da Europa. Estima-se que a alvenaria começou a ser usada há cerca de 15 mil anos quando surge a necessidade de abrigo contra intempéries e animais selvagens enquanto o homem, na atividade da agricultura, aguardava a colheita. Os materiais construtivos utilizados eram na natureza. Peças de argila de aproximadamente 15kg, em forma de pão e secas ao sol, com marcas dos dedos do homem neolítico que as moldavam, foram encontradas em escavação em Jericó, no Oriente Médio.

A produção de cerâmica para alvenaria, embora evoluindo com o passar do tempo, se manteve artesanal por longo sendo que, no século 18, surgem fornos especiais e a padronização das formas.

 

Produtos cerâmicos do período imperial, localizados no Museu de Itu – São Paulo.

No século 19, com a utilização da energia a vapor, o processo passa a ser mecanizado, possibilitando maior controle e secagem mais rápida. Surge a primeira máquina modeladora, acionada por cavalo e que produzia 1.500 tijolos por dia, inventada por Carlos Frederico Schlickeyson na segunda metade do século 19. Na sequência, é iniciada a produção de componentes cerâmicos vazados, moldados por máquina extrusora.

No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na ilha da Marajó. Documentos registram indícios de cerâmica datada em 5000 anos na região amazônica e no Paraná. A cerâmica marajoara era elaborada e tinha especialização artesanal que compreendia técnicas diversas. No geral, os artefatos produzidos pelos índios eram destinados à ornamentação ou ao transporte de líquidos e de alimentos.

Entre 1900 a 1940 instalaram-se nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo as primeiras indústrias cerâmicas produtoras de louça de mesa, isoladores elétricos, sanitários, azulejos, ladrilhos, pastilhas grês e porcelanas de mesa, iniciando um período de popularização do consumo e uso, que foi incrementado com o desenvolvimento da arquitetura brasileira.

Telha produzidas na Cerâmica Tavares em 1977.

Na terra alencarina as primeiras olarias com máquinas surgiram na década 1960 às margens do rio Siqueira na periferia de Fortaleza e nas cidades de Sobral e Aracati. Elas fabricavam principalmente telhas colônias, manilhas (tubos) e posteriormente tijolos furados. Nas décadas seguintes outras cerâmica foram surgindo e 1974 saia a primeira carrada tijolos furados da Cerâmica Tavares.

 

Fonte: http://www.grupotavares.ind.br/?p=1694