Lançamento do Livro “O Processamento Cerâmico sem Mistério”
04.08.2019 – No Centro de Convenções de Bonito, após a Sessão Solene de Abertura

ISBN 978-85-212-1447-2 (impresso)
ISBN 978-85-212-1448-9 (e-book)

Editora: Editora Edgard Blücher Ltda

Número de Páginas: 258 páginas

Idioma: Português

Ano: 2019

 

 

AUTORES

LUIZ FERNANDO GRESPAN SETZ
Doutor em Tecnologia Nuclear/Materiais pela Universidade de São Paulo (2009), com período de estágio no exterior realizado no Instituto de Cerámica y Vidrio (Espanha). Engenheiro de materiais formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001), com mestrado em Tecnologia Nuclear/Materiais pela Universidade de São Paulo (2005). Possui experiência na área de engenharia de materiais, atuando principalmente em síntese e processamento de materiais cerâmicos, química de superfície e de coloides, e reologia. Atualmente é professor do curso de graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do conselho diretor da Associação Brasileira de Cerâmica (ABCERAM).

ANTONIO CARLOS DA SILVA
Doutor em Tecnologia Nuclear/Materiais pela Universidade de São Paulo (2008), com período de estágio no exterior realizado no Instituto de Cerámica y Vidrio (Espanha). Engenheiro químico formado pela Faculdade Oswaldo Cruz (1992), com mestrado em Tecnologia Nuclear/Materiais pela Universidade de São Paulo (2004). Possui experiência na área de engenharia de materiais, atuando principalmente em estudos da estrutura de vidros, cinética de dissolução e fenômenos de transporte em vidros, incorporação de metais em materiais vítreos, biovidros, biocompósitos cerâmicos, processamento de biomateriais, vidros biocidas, processamento e inertização de resíduos industriais perigosos. É detentor de diversos prêmios pela qualidade de seu trabalho de pesquisa, e, atualmente, é pesquisador agregado do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, além de professor de Engenharia e Negócios e pesquisador e consultor da empresa Consulmat Produtos Técnicos Indústria e Comércio Ltda.

O processamento cerâmico pode ser definido como o conjunto de operações pelas quais, a partir de um ou mais materiais de partida, se obtêm peças com forma e estrutura desejadas.

O advento da ciência dos materiais e o desenvolvimento de novas tecnologias permitiram que os produtos cerâmicos fossem inseridos nos mais diversos setores da indústria, além das já tradicionais aplicações domésticas (jarras, canecas, pratos etc.) e da construção civil (telhas, tijolos, manilhas, revestimentos, pias etc.). Porém, continuam a ser produzidos de acordo com os mesmos princípios dos produtos feitos há mais de 10.000 anos, sendo assim, considerada a mais antiga das indústrias. Desse modo, este livro foi elaborado com o objetivo de trazer os conceitos fundamentais envolvidos nas diversas etapas do processamento cerâmico de maneira que possa qualificar engenheiros químicos, engenheiros de materiais, químicos e ceramistas com informações claras e objetivas.

  CONTEÚDO

1. INTRODUÇÃO

2. BREVE HISTÓRICO
Classificação 20 Referências

3. CERÂMICAS TRADICIONAIS
Matérias-primas naturais
Referências

4. CERÂMICAS AVANÇADAS
Matérias-primas sintéticas
Técnicas de síntese de materiais cerâmicos
Referências

5. VIDROS E VITROCERÂMICOS
Tipos de vidros
Formação e estrutura dos vidros silicatos
Obtenção de vidros silicatos
Vitrocerâmicos
Propriedades dos materiais vitrocerâmicos
Referências

 

6. FORMULAÇÃO CERÂMICA E DIAGRAMAS DE EQUILÍBRIO
Preparação da massa
Formulação de cerâmicas e vidros
Introdução aos diagramas de fases
Diagramas ternários e multicomponentes
Cálculo de composição para cerâmicas e vidros
Referências

7. TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO
Microscopia eletrônica de varredura (MEV)
Difração de raios X (DRX)
Área de superfície específica (BET)
Distribuição de tamanho de partículas
Análise térmica diferencial (ATD)
Análise calorimétrica exploratória diferencial (DSC)
Análise termogravimétrica (ATG)
Referências

 

8. PROCESSAMENTO
Preparação das matérias-primas (cominuição)
Processos de conformação
Referências

9. PROCESSAMENTO DE VIDROS
Técnicas de conformação
Referências

10. TRATAMENTO TÉRMICO
Processos de pré-sinterização
Sinterização
Microestrutura
Referências

ANEXOS