O Instituto Militar de Engenharia (IME) informa que estão abertas, entre 27 de outubro e 30 de novembro de 2025, as inscrições para os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), destinados a civis e militares da reserva.
Os cursos são oferecidos em regime presencial, com funcionamento em períodos semestrais, seguindo o padrão dos demais programas de pós-graduação do IME.
O PPGCEM destaca-se pela excelência acadêmica, infraestrutura de ponta e corpo docente altamente qualificado, atuante em diversas áreas avançadas da Ciência e Engenharia de Materiais. Trata-se de uma oportunidade única para quem deseja formação sólida, pesquisa de alto nível e inserção em projetos estratégicos para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Todas as orientações, etapas e critérios podem ser consultados no link oficial de inscrição:
https://www.ime.eb.mil.br/pos-graduacao/processo-seletivo-menu/civis-militares-da-reserva