> Home – Coluna 04 – Atividades 2019 e 2020

Atividades ABCERAM 2019 – 2020

Considerações Gerais

As associações técnico-científicas foram criadas para preservar a História da Ciência e das profissões relacionadas, criando estímulos para que continuem se aperfeiçoando. Para alcançar esses objetivos, elas organizam e promovem eventos científicos tais como congressos, cursos e também publicações das mais diversas.

A ABCERAM desde 1953 tem se esforçado para se adequar a este conceito, superando inúmeros desafios, graças à participação de muitos profissionais, professores, pesquisadores, artistas e estudantes que militam no fascinante mundo da cerâmica.

Esta participação é fundamental para dar sequência às atividades desta histórica Entidade, sempre visando o desenvolvimento e a divulgação da Cerâmica Brasileira.

Atividades em 2019

Em 2019, nossa Entidade completou 66 anos de existência! Dentre nossas realizações ao longo deste ano, as seguintes podem ser destacadas:

Publicações

  • ABCERAM

Edição das Revistas: Cerâmica, Cerâmica Industrial e Materials Research (esta em parceria com a ABM e ABPol e outras entidades).

Boletins eletrônicos: Foram distribuídos diversos Boletins e comunicados de destaque, contendo informações tanto sobre as atividades da ABCERAM, como matérias de interesse da comunidade, atingindo um público de mais de 3000 pessoas.

  • TERCEIROS

Durante o Congresso Brasileiro de Cerâmica realizado em Bonito/MS, a Associação promoveu uma noite de autografo para divulgar o livro “O Processamento Cerâmico sem Mistério” de autorias de Luiz Fernando Grespan Stez, professor/doutor da UFABC e associado da ABCERAM e Antonio Carlos da Silva, pesquisador agregado do IPEN.

Eventos

63º Congresso Brasileiro de Cerâmica realizado no período de 04 a 07 de agosto de 2019, no Centro de Convenções de Bonito, Bonito/ MS.

Glassman South America & 3º Encontro Técnico Vidreiro da ABCERAM realizado no período de 14 e 15 de maio de 2019, no Hall 8, São Paulo Expo, São Paulo/SP.

Treinamento: Conhecimento Técnico Especializado em Refratários AZS Eletrofundidos realizado no período de 16 de maio de 2019, no Auditório do IPT, São Paulo/SP. Parceria entre a REFEL S.p.A. e a Associação Brasileira de Cerâmica – ABCERAM.

I Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação realizado no período de 05 a 07 de Junho de 2019, no Hotel Holiday Inn Natal, Natal/RN. Parceria entre Metallum Congressos e Eventos e a Associação Brasileira de Cerâmica – ABCERAM

16° edição do CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo realizado no período de 13 a 15 de agosto de 2019, no Orotur Garden Hotel, Campo do Jordão/SP. Parceria entre a Revista MÃO na MASSA (única no segmento) e a Associação Brasileira de Cerâmica – ABCERAM.

– Cursos

Projetos e Montagem de Materiais Refratários, ministrado pelo Dr. Ulisses Soares do Prado da Lining Representação, Consultoria e Projetos Ltda. e Diretor da ABCERAM, realizado em duas edições, 03 e 04 de abril de 2019 e 27 e 28 novembro de 2019, ambos no auditório do IPT, São Paulo/SP.

Apoio a Eventos de Terceiros

Dado o prestígio que a ABCERAM desfruta no meio externo, há um número muito grande de solicitações de apoio a eventos de outras entidades, que em grande parte são atendidas após análise de sua relevância. Isto tem como contrapartida a ampliação dos meios de divulgação da Associação, através da inserção da sua logomarca nos materiais promocionais e de link de acesso ao site da ABCERAM na página do evento.

 Comissão Técnica de Vidro

Suas inúmeras atividades são mostradas na página do site da ABCERAM, destacando-se a promoção anual do evento “Encontro Técnico Vidreiro”, a seção “Gotas de Vidro”, com fatos curiosos e interessantes sobre o vidro e a sessão de vídeos, cujas apresentações tem como objetivo a divulgação e o aprendizado sobre o vidro.

Site

O site da ABCERAM tem sempre que possível incorporado novos recursos, permitindo agilidade e facilidades de operação. O conteúdo de suas páginas principais, encontra-se em constante atualização, destacando-se: Outras Notícias, “Cerâmica no Brasil” onde encontra-se um grande número de informações sobre: Associações, Sindicatos, Ensino, Certificação, Fornecedores do Setor (Empresas & Produtos), Instituições de Pesquisa & Serviços, Normas Técnicas, Números do Setor, Publicações Editadas no Brasil e Segmentos Cerâmicos (Empresas & Produtos); a seção “Revistas”, através da qual é possível acessar os artigos das três revistas de um forma simples e cômoda (com exceção dos números anteriores a 1997 da Revista Cerâmica). Outras seções de interesse: “Eventos (nacionais e internacionais)”, “Informações Técnicas”, “Congresso”, “ABCERAM” e “Links”.

Consultas via internet

A ABCERAM recebe centenas de consultas, nacionais e do exterior, sobre os mais variados temas do setor. Essas consultas são respondidas diretamente ou encaminhadas para especialistas.

Banco de Dados de Instituições e Empresas ligadas ao setor cerâmico

Encontra-se em processo de reformulação, visando a sua modernização com os últimos recursos dessa preciosa ferramenta, indispensável para o dia a dia de uma associação.

 

Atividades Previstas para 2020

A Diretoria dará continuidade as atividades em curso e se empenhará para melhorá-las e ampliá-las.

Publicações

Além da continuidade das Revistas, Cerâmica, Cerâmica Industrial e Materials Research (esta em parceria com a ABM e ABPol e outras entidades), está previsto o lançamento do livro “Manual de Treinamento Vidreiro” que está sendo elaborado pela Comissão de Vidro.

Eventos

Em 2020 eventos de grande importância estão previstos para as áreas de P&D&I bem como para setores industriais da Cerâmica, conforme relação a seguir:

  • 64º Congresso Brasileiro de Cerâmica – 25 a 28 de maio de 2020 – Águas de Lindóia/SP.
  • 3º Encontro Técnico Vidreiro, realização da Comissão de Vidros da ABCERAM.
  • 17° edição do CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, é destinado a todos aqueles que se dedicam ou se interessam pelas artes da cerâmica, vidro e porcelana. Parceria entre a Revista MÃO na MASSA (única no segmento) e a Associação Brasileira de Cerâmica-ABCERAM.
  • Encontro de Mineradores.
  • Encontro de Refrataristas e Usuários de Refratários – “ERUR”. Tema sugerido “Fundição”.

Cursos

  • Curso de Fractografia com a Dra Clarissa Justino de Lima da AGR (American Glass Research).
  • Curso sobre Aplicações Modernas de Grãos Eletrofundidos.
  • Curso sobre Processamento Cerâmico.