> A COR DO VIDRO

A COR DO VIDRO

Uma das características mais interessante do vidro é a cor. Os vidros podem se apresentar desde o mais puro incolor, chamado de extra claro, até em infinitas cores que também podem variar desde uma leve tonalidade até a total opacidade.

A cor do vidro pode ter uma função apenas estética, e não por isso menos importante. Basta se lembrar dos vitrais e de todas as peças artísticas e decorativas que nos causam prazer em admirar.

Em questões de marketing a cor também é muito importante, pois ajuda muito na escolha do produto. Um exemplo são os frascos de perfumes que existem nas mais diferentes formas e cores para cativar os clientes.

Além da função estética a cor do vidro tem também importante função utilitária.

Quando um vidro apresenta determinada cor é porque ele contém em sua formulação algum elemento que interfere, ou filtra a luz que nele está incidindo. Por exemplo, uma garrafa é verde porque a luz do sol ou de lâmpadas que incide nela, e que contém todas as cores, ao atravessar o vidro é filtrada passando somente a porção verde, sendo as demais retidas na massa de vidro. Então nós percebemos a garrafa como verde.

Dependendo dos elementos que introduzimos na sua formulação, o vidro filtra a luz deixando passar algumas radiações e retendo outras. Por isso se utilizam garrafas âmbar para cerveja ou verde para o vinho, pois estes vidros impedem a passagem da radiação ultravioleta que estragaria, ou pelo menos reduziria a vida útil, dos produtos.

O vidro na forma de embalagens protege o consumidor duplamente, pois possibilita a visualização do produto ao mesmo tempo em que o protege contra radiações que o deteriorariam.

No caso dos vidros planos de janelas, prédios ou veículos, se utiliza o mesmo princípio. Colore-se o vidro de maneira que ele impeça a passagem da radiação infravermelha responsável pelo aquecimento, e da ultravioleta que desbota tecidos, mas possibilita a passagem da luz visível, permitindo a visão através das janelas e iluminação natural do ambiente. Desta maneira há menor aquecimento interno ao mesmo tempo em que se reduz a necessidade de iluminação artificial economizando-se energia na iluminação e no ar condicionado, aumentando o conforto e a salubridade.

No caso de vidros planos se empregam também, em determinados produtos, camadas superficiais extremamente finas que refletem determinadas radiações ainda assumindo cores segundo a escolha estética dos projetistas. Estes vidros podem ter as cores em transmissão, quando a luz atravessa o vidro vindo, por exemplo, de fora para dentro, diferentes das cores refletidas, como a vista do lado externo do edifício durante o dia.

Como vidros são feitos para durar muito tempo e, em caso da necessidade de uma substituição, se deseja que a peça nova tenha exatamente a mesma cor das antigas remanescentes, a cor é tratada na indústria de maneira científica, transformada em números o que garante sua total reprodutibilidade ainda que décadas separem a produção das peças ou que estas sejam produzidas em fábricas distintas.

Mauro Akerman
Maio 2018