É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Pierre Eric Frisch, renomado vidreiro cujo talento e ousadia moldaram uma era do universo do vidro no Brasil. Frisch partiu de nosso convívio no último 25/12/2023, deixando um legado inestimável e um vazio irreparável em nossa comunidade artística e vidreira.

Pierre Eric Frisch dedicou sua vida à arte e tecnologia do vidro, demonstrando uma habilidade exímia e uma visão única que transcendia os limites do convencional. Seus trabalhos pioneiros e experimentações arrojadas renderam-lhe reconhecimento internacional, solidificando seu status no mundo vidreiro.

Pierre viveu todo o processo vidreiro, desde o manual até os processos automáticos de fabricação.

Com uma carreira que se estendeu por décadas, Frisch deixou sua marca inconfundível na indústria vidreira. Além de suas contribuições artísticas, Pierre Eric Frisch era conhecido por seu comprometimento com o ensino e a partilha de conhecimento.

Como mentor generoso, ele influenciou dezenas de vidreiros, transmitindo não apenas técnicas refinadas, mas também a paixão que impulsionava seu próprio trabalho, ensinando e demostrando a eficácia de seus ensinamentos muitas vezes com exigência, “puxando a orelha” dos técnicos.

Sua partida deixa um vazio imensurável na comunidade vidreira, mas sua influência continuará a reverberar através das obras que criou e nas mentes daqueles que teve a oportunidade de inspirar.

Expressamos nossas sinceras condolências à família, amigos e colegas de Pierre Eric Frisch neste momento de tristeza e reflexão.

Descanse em paz, Pierre Eric Frisch. Seu espírito criativo continuará a brilhar nas formas translúcidas que moldou com maestria ao longo de sua notável jornada.

Equipe da Comissão de Vidros da Abceram