Alfredo Huallem, membro do Conselho e do Comitê de Estratégia da Gerdau é o novo presidente da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. O executivo substitui Nelson Guedes de Alcântara, professor doutor da UFSCar, que passa a exercer o cargo de presidente do Conselho da Associação. Albano Chagas Vieira, diretor-superintendente da Votorantim Siderurgia, assume como vice-presidente e Hideyuki Hariki, assessor da vice-presidência de Negócios da Usiminas, como diretor de Patrimônio. O engenheiro Horacídio Leal Barbosa Filho foi reconduzido ao cargo de diretor-executivo.

Os novos membros da Diretoria e do Conselho, 131 profissionais que dirigirão os destinos da ABM nos próximos dois anos (abril/2011 a abril/2013), tomaram posse em cerimônia ocorrida na noite de segunda-feira, 15, na sede da ABM, em São Paulo.

“Orgulho e emoção se misturam neste momento”, disse Alfredo Huallem, ressaltando a “honra” em ter sido escolhido pelos colegas para representá-los na presidência da Casa, “cuja tradição de excelência profissional e de levado espírito público foi conquistada pelo trabalho e pela colaboração de milhares de voluntários e associados que vêm se empenhando pela ABM e pela dedicação e competência da equipe executiva, que garante à Entidade esse crescimento sustentado”.

Sócio da ABM desde 2004, tendo exercido o cargo de diretor em duas gestões anteriores e vice-presidente da gestão que encerrou o mandato, Huallem ressaltou que o conhecimento está no DNA da Associação porque ela nasceu (há 69 anos) justamente para dar sustentação técnica ao processo de industrialização do Brasil, formando massa crítica e difundindo tecnologia.

“Adaptando-se aos novos tempos, onde o conhecimento não para de crescer e a atualização profissional é um desafio permanente, a ABM reposiciona-se como Instituição do Conhecimento e da Inovação”, disse ele, dando as linhas da nova gestão.

“Aprofundar o conteúdo técnico e diversificar sua apresentação por meio de novos formatos, abrir novos canais de participação, fortalecer o intercâmbio com parceiros nacionais e internacionais são ações que se apresentam para que a Associação responda às necessidades criadas pela economia do conhecimento e continue a dar suporte aos técnicos e às empresas do setor”.

Elo entre academia e indústria

Em sua atual configuração, cobrindo metalurgia, materiais e mineração, a ABM, segundo Huallem, tem papel fundamental na geração e divulgação da cultura técnica para esses segmentos. É também um importante elo entre academia e indústria, na busca da inovação, melhoria da produtividade e formação profissional.

“Portanto, o momento é de alinhamento e integração desses objetivos, usando novas tecnologias para a difusão do conhecimento, com a agilidade que os novos tempos exigem”, foi uma das diretrizes anunciadas pelo novo presidente da ABM.

Para Huallem, uma mudança organizacional está em curso, decorrente da revolução informacional provocada pela expansão da conectividade, agora global, instantânea e democrática, que desaguou na explosão do conhecimento tecnológico. O ciclo de vida dos produtos diminuiu, a informação tornou-se cada vez mais estratégica e o acirramento da competitividade, a nível global, deu nova dimensão à questão da produtividade.

Adaptar-se e responder a essas mudanças, sem perder a qualidade – pois este é um conceito já assimilado pelos consumidores, é o desafio atual das organizações, para o qual, temos certeza, a ABM tem muito a contribuir.

“Já fizemos uma história densa, forte e de sucesso, mas precisamos aumentar ainda mais nossos esforços para reposicionar a ABM nesse novo tempo que se apresenta e, assim como nós recebemos, assegurar um legado honrado às novas gerações de engenheiros e técnicos do setor”, concluiu o executivo.

Na solenidade também foram empossados os seguintes diretores: Marcio Frazão Guimarães Lins (CSN); Sérgio Leite de Andrade (Usiminas); Augusto Espeschit de Almeida (ArcelorMittal A. Longos); Hermenio Pinto Gonçalves (Gerdau); Paulo Miranda Goncalves (Vallourec & Manesmann); Frederico Ayres Lima (Aperam); Paulo Santos Assis (Ufop); Arthur Pinto Chaves (USP); Vânia Lucia de Lima Andrade (Vale); Marcos Alexandre Stuart Nogueira (CBMM); Carlos Alberto Briganti (Power System Research); Oscar Acselrad (Inmetro); Danielli Soares Melo Gaiotti (ArcelorMittal); Romero Machado Correa (Vetorial Siderurgia); e Carmine Sarao Neto (Gerdau), bem como os conselheiros representantes dos sócios patrocinadores, representantes de todos os sócios, diretores e vice-diretores das Regionais e das Divisões Técnicas.

Solicite a foto em alta resolução pelo e-mail: rafael@abmbrasil.com.br

Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
Maria Izilda Ferreira Bueno (Mtb 12.995)
Fatma Menezello Thorlay Gomes (Mtb 10.738)
Beatriz Amadei (Mtb 46.053)
Fone: (11) 5534-4333 ramais 125 / 150 / 137
www.abmbrasil.com.br