ABCERAM e PotencializEE firmam parceria estratégica para transformação energética no setor de cerâmica

A eficiência energética acontece quando há a otimização do uso de qualquer forma de energia, permitindo que empresas e indústrias alcancem a mesma produção com menos recursos. Para além das plantas fabris, esse conceito está também em situações mais simples e comuns do dia a dia.

Se há um aparelho eletrônico com um fio desencapado ou um veículo que vaza combustível, ele está energeticamente ineficiente. Para contornar a situação e prevenir riscos à segurança, é preciso um reparo, uma manutenção, um ajuste. Com isso, o eletrônico agora necessita de menos energia para funcionar, o carro vai rodar mais quilômetros por litro. Menos energia – elétrica ou fóssil – para realizar uma ação é sinônimo de eficiência e economia. 

Assim como tecnologias que facilitam nossas rotinas, a indústria brasileira é movida por máquinas e processos submetidos a essas mesmas questões de eficiência. No entanto, o impacto aqui é maior. Segundo o Anuário Estatístico da Energia Elétrica, produzido pela Empresa de Pesquisa Energética, é a indústria que consome cerca de 32% de toda energia produzida no país.

Conforme um estudo recente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo),  é a energia elétrica a despesa que lidera a lista de obstáculos à competitividade da indústria local, seguida pelos custos com frete, complexidades da legislação do ICMS e os valores elevados de insumos.

 

Parceria pela eficiência energética

Para auxiliar o setor a alcançar uma maior eficiência energética para produzir com menos recursos, a ABCERAM uniu forças com o PotencializEE.  “Esta colaboração representa um compromisso concreto e significativo para desenvolvermos um setor que não só seja sustentável, mas também economicamente robusto, beneficiando tanto o meio ambiente quanto os negócios envolvidos”, afirma o presidente da associação, José Carlos Bressiani. A colaboração visa à implementação de práticas que não apenas reduzam o consumo de energia em pequenas e médias indústrias do setor localizadas no estado de São Paulo, mas também promovam uma indústria mais verde, com maiores vantagens competitivas e com redução de custos de produção.

O PotencializEE, uma iniciativa que foi lançada no segundo semestre de 2021, já mostra resultados entre as indústrias participantes com uma média de economia de energia de 34%. “Nosso objetivo é colaborar com o setor de cerâmica para minimizar tanto os custos quanto os impactos ambientais, fazendo isso por meio de uma utilização mais eficiente da energia”, destaca Marco Schiewe, coordenador do PotencializEE. O programa é uma iniciativa conjunta do Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Desenvolve SP e demais parceiros. 

A sua empresa pode se beneficiar gratuitamente do programa. Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Com mais de 1.200 indústrias inscritas até setembro de 2023, o programa tem como meta mobilizar cerca de R$ 420 milhões em investimentos até o final de 2025 apenas no estado de São Paulo. Neste horizonte, o PotencializEE projeta uma economia de 7.267 GWh de energia, superando a quantidade anual de consumo de energia elétrica do Distrito Federal. O programa quer estabelecer novos padrões de eficiência em pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo e incentivar outros setores a seguir o mesmo caminho.

Programa PotencializEE 

O programa segue uma estrutura de seis etapas bem delineadas, começando com a inscrição online, que é gratuita, e culminando na implementação do projeto, incluindo tecnologias mais avançadas. Este processo inclui um pré-diagnóstico também gratuito; um diagnóstico detalhado – que tem seu valor 60% subsidiado pelo Programa PotencializEE –; o apoio para levantamento de crédito; e, por fim, a implementação do projeto de eficiência energética. Além disso, o PotencializEE conta com o apoio de instituições financeiras como o BNDES e o DesenvolveSP e o apoio técnico fornecido pela GIZ e pelo SENAI para garantir que os investimentos em eficiência energética alcancem os resultados projetados.

Pequenas e médias indústrias de São Paulo com até 499 funcionários têm a oportunidade de receber subsídios por meio do Programa PotencializEE para realizar diagnósticos energéticos. Após essa etapa, as empresas são apoiadas na implementação das medidas necessárias para reduzir o consumo de energia. O programa facilita o acesso a financiamentos e linhas de crédito com requisitos e garantias reduzidos. Um exemplo é o Desenvolve SP, que pode financiar até 80% dos custos de implementação do projeto de eficiência energética.

Essa parceria quer estabelecer novas formas de eficiência energética para o Brasil, unindo esforços e conhecimentos para criar uma indústria mais inovadora e descarbonizada. Com o PotencializEE, as pequenas e médias indústrias do setor de cerâmica do estado de São Paulo têm todo o suporte para se posicionar na liderança da agenda ESG, reduzir custos e ganhar competitividade no mercado.

Saiba mais

Website: www.programa-potencialize.com.br

Newsletter: www.programa-potencializee.com.br

Instagram: www.instagram.com/programa_potencializee/

LinkedIn: www.linkedin.com/showcase/programa-potencializee/

YouTube: www.youtube.com/channel/UCUDrvnsxOXUCPAsDpT3wFXg

Spotify: www.open.spotify.com/user/313t4w2gwyiwbdrbg33udapjicg4