PRESIDÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA
GESTÃO 2012-2104

Exmo. Sr. Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, Sr. Paschoal Giardullo, em nome de quem cumprimento os demais presentes.

Fico enormemente honrado e gratificado de ver a presença nesta sala de muitos amigos, parceiros e colaboradores. Muitos dos que aqui hoje se encontram, me ensinaram, me inspiraram, e por vezes me mostraram caminhos a seguir, e agora depositam em mim a confiança de ver nossa Associação por mim conduzida.

Assim, é com grande orgulho e ao mesmo tempo com grande humildade que aceito o enorme desafio de conduzir a diretoria de nossa Associação pelos próximos dois anos.

Há quatro dias atrás, 9 de setembro, a nossa Associação Brasileira de Cerâmica completou 59 anos de existência! Daqui a um ano será uma entidade sexagenária, o que coloca mais um desafio, triplo, à diretoria que hoje assume, qual seja, celebrar dignamente a data; em segundo lugar, reavivar, consolidar e eternizar a memória das grandes realizações desta Associação ao longo destas seis décadas e, por último, trabalhar intensamente para devolver a Associação ao lugar de destaque que ela já ocupou outrora.

Conforme estabelece seus estatutos, a Associação Brasileira de Cerâmica é uma entidade de caráter técnico-científico. Sua presidência já foi ocupada tanto por ilustres representantes do setor produtivo, tais como o Sr. Antonio Ermírio de Moraes, como por representantes, também ilustres, do meio acadêmico, tais como aquele que recentemente nos deixou, Prof. Pérsio de Souza Santos. Assim, a gestão que hoje assume, marca o retorno à presidência de um acadêmico, que se compromete a empenhar-se de corpo e alma no firme compromisso de não desapontar seus predecessores.

Para os próximos dois anos, pretendo conduzir nossa diretoria estabelecendo um plano de ação baseado em três principais eixos:

Em primeiro lugar, dar seqüência à implementação de ações de saneamento financeiro e organizacional de nossa entidade, desenvolvidas ao longo das duas gestões anteriores, dos Drs. Leonardo Curimbaba Ferreira e Egon Torres Berg, o que também vai incluir uma reorganização e renovação de nossa atual sede.

Em segundo lugar, promover aumento substancial da projeção internacional da Associação junto ao setor cerâmico, principalmente na tentativa de colocá-la num papel de liderança perante seus pares na América Latina. Listo algumas atividades já previstas e que auxiliarão na consolidação dessa intenção:

• A realização do 5º Congresso Ibero-Americano de Cerâmica, em Natal, no ano de 2013;
• A organização do 2º Congresso Latino-Americano de Cerâmica, no Brasil, em 2014 ou 2015, e;
• A realização do 7º Congresso Internacional de Cerâmica, em Foz do Iguaçu, no ano de 2018, candidatura vitoriosa recentemente apresentada à Federação Internacional de Cerâmica, no último dia 16 de julho, em Chicago, nos Estados Unidos.

Ainda nessa direção, a Associação deve também envidar esforços para incrementar sua participação oficial em eventos técnicos e setoriais, bem como constituir delegados e/ou representantes, eventualmente almejando inclusive assumir posições no corpo diretivo, junto aos órgãos técnicos internacionais da área, tais como a International Ceramic Federation – ICF, a International Commission on Glass – ICG, e outras.

Como terceiro eixo, trabalhar para estimular a realização de eventos, encontros e cursos técnicos patrocinados ou apoiados pela ABC, sejam de caráter científico ou técnico, sejam de caráter industrial, visando o aumento da exposição de nossa entidade e, principalmente, visando o tão necessário incremento nas receitas da Associação, via aumento do número de associados e participação nos lucros dos eventos apoiados.

Encerrando, gostaria de humildemente agradecer a todos os que confiaram em mim, trazendo-me a esta honrosa posição, agradecer também a todos os membros de nosso conselho e aos meus colegas de diretoria recém-empossada, em especial ao nosso vice-presidente, Antonio Carlos de Camargo, e aproveito para desejar à nossa diretoria e conselho uma grande, harmônica e produtiva gestão. Por fim, mas não menos importante, gostaria de agradecer também ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo pela longa parceria, com os votos de que os benefícios de parte a parte sejam cada vez mais profícuos.

Obrigado a todos!

SAMUEL M. TOFFOLI