O evento será realizado no período de 03 à 06 de junho de 2012, simultaneamente com o 1° Congresso Latino-Americano de Cerâmica e o IX Brazilian Symposium on Glass and Related Materials.

O 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica tem como objetivo promover a interação dos diversos setores envolvidos com o meio cerâmico (Indústrias, Escolas Técnicas, Universidades, Institutos de Pesquisas e Fornecedores de Matérias-Primas, de Equipamentos e Insumos) para melhor promover e contribuir para o desenvolvimento da cerâmica brasileira. Portanto, ele tem um caráter amplo, onde são debatidos temas de interesse para os diversos segmentos cerâmicos (Cerâmica Vermelha, Materiais de Revestimento, Refratários, Cerâmica Branca, Cerâmica Técnica e Novos Materiais) e temas comuns como Energia, Meio Ambiente, Recursos Minerais, Inovação Tecnológica, Qualidade, Recursos Humanos e outros.

O 1° Congresso Latino-Americano de Cerâmica tem como propósito promover uma maior integração e cooperação entre os 21 países da América Latina, a partir da ampliação da difusão de conhecimentos das atividades e potencialidades de cada um nessa área.

O IX Brazilian Symposium on Glass and Related Materials tem seu foco em aspectos fundamentais e aplicados envolvendo vidros, vitrocerâmicas, fibras ópticas e materiais e métodos relacionados.
As versões anteriores deste evento foram realizadas em Águas de Lindóia – SP (1995), Florianópolis – SC (1996), Bonito – MS (1998), Ouro Preto – MG (1999), Foz do Iguaçú – PR (2001), Campos do Jordão – SP (2003), Maringá – PR (2005), em Aracajú – SE (2007).

Programação – Durante os três dias dos eventos haverá apresentações de trabalhos técnico-científicos, na forma oral e de pôsteres, palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, painéis onde são debatidos temas de interesse para os setores de cerâmica e de vidro, minicursos e oficinas de cerâmica.

Os trabalhos apresentados serão divulgados nos ANAIS do CONGRESSO, que serão distribuídos após a realização do evento.

Serão concedidos Prêmios aos melhores Trabalhos Técnico-Cientificos e à melhor Ceramografia.

Paralelamente ao Congresso, ocorrerá uma Feira onde as empresas e instituições de ensino e pesquisa têm a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços.

Informações e Inscrição de Trabalhos