> Membros da Comissão

Membros da Comissão

Carolina Del Roveri (Coordenadora)

Carolina Del Roveri é Técnica em Cerâmica, formada pelo CENATEC SENAI “Mário Amato”. Trabalhou na área de pesquisa e consultoria especializada, no LaRC/DEMa/UFSCar. É graduada em Geologia, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Doutora em Geologia Regional formada pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências/IGCE/UNESP, com período de estágio na Universidad Complutense de Madrid. Grande parte de trabalho acadêmico neste período foi relacionado à caracterização de argilas da Formação Corumbataí na região do Polo Cerâmico de Santa Gertrudes, SP. Em 2011, participou do Programa de Pós-Doutorado, na mesma instituição, na Área de Minerais Industriais, pesquisando matérias-primas fundentes. Atualmente é Professora Associada do Instituto de Ciência e Tecnologia do Campus Avançado de Poços de Caldas, da UNIFAL-MG, que abriga os cursos de Graduação de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental e Engenharia Química. Atua junto a estes cursos de graduação, em especial ao BCT e Engenharia de Minas e junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e Especialização em Engenharia de Minas. Tem pesquisas em andamento ligadas à Caracterização Tecnológica de Matérias-primas para aplicações diversas e no âmbito de Processamento de Materiais Cerâmicos.

 

Francisco Rolando Valenzuela Diaz

Francisco Rolando Valenzuela Diaz possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1994). Após a sua graduação, até o ano de 1989 trabalhou no Laboratório de Materiais Cerâmicos e Poliméricos do CEPED, Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Estado da Bahia. De 1990 a 2000 foi professor do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, PQI-EPUSP. Desde o ano 2000 é professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (PMT-EPUSP). Desde 1990 faz parte do Laboratório de Materiais Não Metálicos Pérsio de Souza Santos, sendo atualmente coordenador do Laboratório de Argilas -LARG- do PMT/EPUSP. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmica e em Ciência e Tecnologia de Argilas. Atua principalmente nos seguintes temas: a) matérias-primas cerâmicas, b) incorporação de resíduos em matrizes poliméricas e cerâmicas, c) obtenção e caracterização de argilas organofílicas, d) obtenção e caracterização de nanocompósitos argila/polímeros, e) obtenção e caracterização de nanocompósitos silicatos/material carbonoso, f) Argilas naturais, ativadas com ácidos e argilas esmectíticas organofílicas como adsorventes de substâncias tóxicas e na preservação do meio ambiente e g) utilização de argilas em cosméticos e na liberação controlada de fármacos.

 

Jose Francisco Marciano Motta

Graduado em Geologia, com especialização em Geologia Marinha pelo Serviço Geológico do Japão, Mestre em Geociências e Meio Ambiente e Doutor em Geociências pela Unesp Rio Claro (SP). Iniciou a carreira profissional na CPRM- Serviço Geológico do Brasil, no Centro Oeste do Brasil, onde atuou por 3 anos, ingressando posteriormente no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), onde permaneceu por cerca de 30 anos, sendo responsável pela área de recursos minerais e tecnologia cerâmica no período 2006-2009. Na área técnico-científica desenvolveu projetos pioneiros com turfa, diatomitos/ espongilitos, terras raras; carvão, folhelhos betuminosos; cadeia produtiva cerâmica, desde o levantamento geológico de minerais (argilas para cerâmica branca, argilas comuns, fundentes feldspáticos, filitos e outros), otimização do sistema produtivo cerâmico e desenvolvimento e melhoria de produtos na indústria cerâmica. Destacam-se ainda projetos de cunho da sustentabilidade ambiental das atividades mineiras em áreas de pólos cerâmicos e de mananciais. Esses projetos foram desenvolvidos para Secretarias de Governo (SP, BA), Agências de Fomento (Fapesp, Finep, CNpq), Ministérios, Banco Mundial e outros. No setor privado, implantou empreendimentos mineiros na Bahia, com o desenvolvimento de minas de feldspato, quartzo, diopsídio, argilas e outros minerais industriais. Atualmente, vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com universidades e para setor público e privado.

 

Ana Candida de Almeida Prado

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado e doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003 e 2007, respectivamente) e pós-doc na Universidade de Aveiro em Portugal (2020). É professora na Universidade Federal do Cariri no curso de Engenharia de Materiais, onde já exerceu os cargos administrativos de vice-coordenadora (2010 a 2012) do curso e Pró-reitora de Ensino desta Universidade (2013 a 2016). Na pesquisa, se dedica à área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: argilominerais, matérias-primas cerâmicas, placas cerâmicas para revestimento, processamento cerâmico, minerais industriais, reaproveitamento de resíduos sólidos, além de ensino de engenharia.

 

Sylma Carvalho Maestrelli

Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (DEMa/UFSCar) e especialização em Engenharia Cerâmica pelo Centro Cerâmico de Bologna, Itália.  É professora da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas (desde 2009), e docente permanente no PPGCEM da mesma universidade (desde 2010). Atua na caracterização de matérias primas cerâmicas, no desenvolvimento de cerâmicas porosas aplicadas à despoluição de águas (semicondutores) e de suportes de reatores para imobilização enzimática. Tem desenvolvido pesquisas voltadas à nanotecnologia, trabalhando com moagem de alta energia, flash sintering e two steps sintering. Possui projetos na área de compósitos cerâmica/polímero e em concretos de construção civil (otimização de formulações, substituição de matérias primas e biomineralização).