> Vidros e Microscópios

Vidros e Microscópios

Vidros são largamente empregados na forma de lentes, que corrigem a visão de muitas pessoas.

Eles também tiveram participação fundamental no desenvolvimento da ciência, colaborando decisivamente com a possibilidade de observarmos astros a milhares de quilômetros de distância de nosso planeta, assim como estruturas muito pequenas, que, embora muito próximas a nós, são impossíveis de serem percebidas a olho nu.

Os primeiros microscópios foram desenvolvidos pelo inglês Robert Hooke em 1595, graças à utilização de vidro na produção de lentes. Os primeiros equipamentos eram bastante simples e proporcionavam aumentos de apenas 20 vezes. Mesmo assim, possibilitaram a Hooke lançar um livro ilustrado chamado “Micrographia”, com desenhos de imagens observadas por ele de um mundo até então desconhecido.

Inspirado pela leitura da Micrographia, um holandês de nome Antony van Leeuwenhoek, nascido em 1632, embora sem formação científica, mas instigado pela curiosidade e munido da habilidade de produzir lentes através da lapidação do vidro, construiu microscópios que chegaram a ampliar em 200 vezes as imagens observadas.

Leeuwenhoek passou a pesquisar tudo o que caía em suas mãos. A partir de 1673 publicou suas observações, revolucionando o mundo científico da época e em grande parte o desenvolvimento do conhecimento atual da humanidade. Ele foi a primeira pessoa a observar uma bactéria, as células do sangue, espermatozoides e muitas outras coisas, abrindo uma vasta possibilidade para o conhecimento da natureza pelo homem.

Hoje os microscópios eletrônicos superam em milhares de vezes o aumento usado para obtenção de informação dos equipamentos de Leeuwenhoek, e as lentes não mais são de vidro. Porém, o vidro continua sendo matéria-prima fundamental na constituição das lentes de microscópios ópticos muito importantes na rotina de várias áreas da ciência, como biologia, medicina, geologia e ciência dos materiais.

Fonte: https://www.anatomia-papel-e-caneta.com/historia-da-anatomia-humana/

Mauro Akerman
Fevereiro 2021