> Choque de Pássaros em Vidraças

CHOQUE DE PÁSSAROS EM VIDRAÇAS

Um problema que surgiu com o crescente emprego de vidraças é o de choques de pássaros.

Você pode se perguntar como é possível que as aves não consigam ver as janelas, quando para nós é óbvio que há algo no caminho. Não é porque eles têm visão ruim, muito pelo contrário. Os olhos das aves ficam nas laterais de suas cabeças, dando-lhes uma visão extremamente grande angular, às vezes uma visão de 360 °, o que é extremamente útil para identificar predadores que se aproximam, rivais ou parceiros em potencial. No entanto, isso significa que uma área comparativamente pequena de sua visão é coberta por ambos os olhos, dificultando o foco na cena diretamente à sua frente. Aliás, mesmo nós, de vez em quando, damos de cara em alguma porta de vidro mal sinalizada.

Por causa disso, eles podem ver a vista através da janela e pensar que podem voar diretamente. Ou, eles podem ver árvores próximas refletidas no vidro e confundi-las com uma área completamente nova para explorar. Outra questão é que até há relativamente pouco tempo os pássaros nunca precisavam ver o vidro. Eles evoluíram por milênios em um mundo sem vidro, e apenas nos últimos séculos, com o crescimento da tecnologia humana e a expansão das cidades, que isso se tornou um problema.

Outro problema, menos conhecido, é a luz não natural. Isso é especialmente perigoso para os pássaros que migram à noite e usam a luz da lua e das estrelas para ajudá-los a navegar. Estas aves podem ficar desorientadas pela luz artificial e se perderem, ou voarem em direção a ela e colidirem com o vidro. Este efeito é ainda pior em condições climáticas desfavoráveis, como neblina, quando a visibilidade é baixa.

Estudos mostraram que as espécies de aves migratórias são mais propensas a se chocar com o vidro do que as residentes, mesmo quando não estão migrando. Isso pode ocorrer porque as aves residentes podem memorizar a localização das estruturas de vidro e evitá-las, enquanto que, para as aves migratórias, a paisagem é menos familiar.

As estruturas mais perigosas são os edifícios com grandes painéis de vidro plano ininterrupto. Estes agem como um espelho. Mas outro perigo consiste nos cantos onde ambos os lados são feitos de vidro, como varandas ou as bordas dos edifícios. Para um pássaro, parece que ele pode voar diretamente.

Os abrigos de ônibus e muros de vidro representam um problema semelhante, e os arranha-céus são um perigo particular porque sua altura obstrui as rotas de voo de muitos pássaros. Mas, em geral, qualquer vidro transparente pode representar um risco para as aves, incluindo as janelas de sua casa.

Felizmente, evitar colisões de pássaros é muito simples. Tudo que você precisa fazer é colocar adesivos no vidro para mostrar às aves que há algo no caminho. Esses adesivos podem vir em várias formas, estilos, cores ou tamanhos, e você pode até fazer o seu próprio.

As vidrarias, para reduzir e mesmo eliminar este problema, já disponibilizam diversos produtos “amigáveis a pássaros” com estampas que além de alertar os animais oferecem um aspecto visual agradável. Desta maneira, já durante o projeto dos edifícios é possível se precaver.

Um produto particularmente interessante foi desenvolvido através da observação da natureza: pesquisadores verificaram que muito raramente pássaros atravessam teias de aranhas construídas por estes aracnídeos justamente para capturar insetos que serão suas refeições. Estudando o material das teias descobriram que elas contêm um produto que reflete a radiação ultravioleta, invisível aos seres humanos, mas que os pássaros conseguem enxergar e assim se desviar evitando se enroscar nelas.

Um produtor de vidros passou então a aplicar “desenhos” imitando teias de aranhas sobre o vidro com produtos que refletem a radiação ultravioleta e então estes vidros, aparentemente iguais a qualquer outro para nós, chamam a atenção dos pássaros que desviam deles evitando a colisão.

Porem se você já tem os vidros instalados em sua casa e principalmente mora fora dos centros urbanos você pode tomar algumas atitudes bastante eficazes no sentido de evitar o problema.

A seguir citamos alguns mitos comuns que devem ser evitados:

Os adesivos pretos são os mais visíveis: isso está incorreto. As janelas geralmente parecem escuras do lado de fora, então silhuetas negras não criam contraste suficiente. De fato, marcas de colisões de pássaros têm sido encontradas ao lado de adesivos pretos. Em vez disso, abuse das cores, especialmente tons vermelhos e laranjas, que se mostraram mais eficazes do que o azul e o verde.

O contorno de uma ave de rapina assustará pássaros menores: parece uma boa ideia, mas, infelizmente, isso é um mito. Não há evidências de que as aves se assustem com adesivos em forma de aves de rapina.

Um adesivo por janela é suficiente: não é verdade. Os pássaros estão acostumados a voar através de espaços muito pequenos, como as lacunas entre os galhos, de modo que eles ainda podem tentar voar contra uma janela com um adesivo. Em vez disso, recomendamos que os adesivos sejam colocados a uma distância de 10 a 15 centímetros. Use a “regra da área da palma da mão”: se a distância for maior que a palma da mão de um adulto, um pássaro pequeno pode tentar voar através dela.

Adesivos devem ser colocados no interior da janela: falso. Se você puder, cole-os do lado de fora do vidro, onde eles são muito melhores em quebrar os reflexos.

Adesivos de janela são feios: de jeito nenhum! Existem inúmeros desenhos diferentes que você pode experimentar. Algumas escolas até realizaram competições para criar o ponto de ônibus local mais bem decorado.

Outras coisas que você pode fazer:

Ao invés de vidro liso aplicar os que receberam ataque superficial ou os impressos que são translúcidos, permitindo a passagem da luz porem sem refletir imagens nem permitir a visão através dele.

Coloque nas janelas cortinas do tipo persianas. Estas permitem a entrada de luz, mas também tornam as janelas visíveis para as aves. Da mesma forma, certifique-se de fechar suas cortinas, persianas ou venezianas quando sair.

Desligue suas luzes quando não precisar delas, isso não apenas é bom para o meio ambiente (e para o bolso), mas também para evitar que as aves noturnas fiquem confusas e colidam com o vidro. Vários edifícios comerciais passaram a desligar suas luzes todas as noites durante os períodos de migração.

Se mesmo assim um pássaro bater em sua janela e ficar deitado imóvel, pode não estar morto, mas apenas atordoado. Coloque-o em uma caixa escura por uma hora, para ele se acalmar, recuperando-se o suficiente para voltar a voar pelo mundo.

Fonte: Bird Life International  http://www.birdlife.org/

Mauro Akerman
Agosto 2019