> Escola do Vidro ABCERAM

ESCOLA DO VIDRO ABCERAM – 2018

Introdução
A Associação Brasileira de Cerâmica, dentro de suas atribuições de formação e desenvolvimento técnico, mantém a “Escola do Vidro” com a finalidade de suprir a carência de formação técnica na área contribuindo com o aumento de desempenho das indústrias do setor.

Objetivo
Disponibilizar formação especializada a técnicos de nível superior, focada no material vidro, seus produtos e seus processos industriais de elaboração, conformação e transformação.

Público Alvo
Técnicos de nível superior atuando em indústrias produtoras de vidro; fornecedores de matérias-primas, equipamentos e serviços para vidrarias; recicladores; arquitetos e projetistas de embalagens de vidro; ceramistas; consumidores e transformadores de produtos de vidro; pesquisadores, professores, estudantes de ciência e engenharia de materiais e áreas correlatas.

Instrutores
O corpo de instrutores selecionados integra a elite do conhecimento e estado da arte na tecnologia dos materiais vítreos, sendo formado por profissionais com profundos conhecimentos teóricos e práticos nos assuntos desenvolvidos.
São profissionais atuando em vidrarias e indústrias correlatas como fornecedoras de matérias-primas, equipamentos, materiais e serviços para as mesmas; professores, pesquisadores e consultores.

Estrutura da formação
O programa anual da Escola do Vidro é constituído de acordo com as necessidades apresentadas pelas indústrias vidreiras através dos representantes das indústrias participantes da comissão técnica vidreira da ABCERAM.

Estrutura dos cursos
Os cursos, embora sigam a lógica natural do processo, são independentes. A participação em algum deles não pressupõe a participação no(s) anterior(es) para compreensão dos assuntos desenvolvidos.
Ao início de cada treinamento os alunos recebem impresso cópia de todas as lâminas que os professores empregarão ao longo das aulas a fim de facilitar o acompanhamento das mesmas.
Os alunos recebem também documentação em formato digital que permitirá aprofundamento nos temas tratados e que servirá como fonte de consulta e referências dos assuntos abordados.
Aos alunos que assistirem a todas as exposições teóricas de cada curso serão concedidos certificados de participação.

Programação 2018
No programa de 2018 são oferecidos cinco cursos a seguir descritos:

Qualidade
..21 e 22 de março de 2018.

Elaboração de Vidro
..16 e 17 de maio de 2018.

Matérias- Primas
..25 e 26 de julho de 2018.

Fornos de Fusão de Vidro
..19 e 20 de setembro de 2018.

Resistência Mecânica/Análise de Fratura
..21 e 22 de novembro de 2018.