> Membros da Comissão

Membros da Comissão

 

Carlos Maurício Fontes Vieira (coordenador)
Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Titulou 50 mestres e doutores, publicou mais de 190 artigos completos em periódicos especializados e mais de 320 em anais de congressos. É consultor ad hoc de revistas nacionais e internacionais. Professor titular da UENF e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais. Desenvolve projetos na área de Engenharia e Ciência dos Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos tradicionais e materiais compósitos, atuando nos seguintes temas: caracterização de matérias-primas, formulação de massa e incorporação de resíduos em materiais cerâmicos argilosos, geopolímeros, rocha artificial e compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais.

Maurício Francisco Henriques Jr
Engenheiro Químico, Doutor em Planejamento Energético pela COPPE / UFRJ. Tecnologista sênior III do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) do MCTIC. Chefiou a Divisão de Energia do INT por cerca de 30 anos. Tem atuado nos seguintes temas: energia na indústria, combustão, tecnologias de eficiência energética, gás natural e em modelagem / tecnologias de mitigação de gases de efeito estufa, com ênfase em Uso Eficiente da Energia e Geração de Energia a partir de Fontes Renováveis.

Mônica Castoldi Borlini Gadioli
Engenheira Química pela USP-Lorena e Doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UENF. Pesquisadora titular do Centro de Tecnologia Mineral – CETEM/MCTI, atua no desenvolvimento de materiais eco-eficientes, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos, rochas ornamentais, caracterização de materiais, cerâmica vermelha e inventário de ciclo de vida.

Rodolfo Azevedo Gama
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras e graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Empresário atuando do ramo Ceramista proprietário da Cerâmica Sardinha em Campos dos Goytacazes e diretor do Sindicato Cerâmico de Campos.