> Cerâmica em Revista / Rio Grande do Norte

RIO GRANDE DO NORTE / RN

 

– Cerâmica Tavares – História

A Cerâmica Tavares, está localizada na comunidade rural do Joazeiro, á 14 km Parelhas/RN. Tudo começou em 1975, quando o Sr. Clotário Tavares, começou a trabalhar nesta atividade em olarias. Nas proximidades do Povoado Joazeiro começou a dar os primeiros passos. Após longos anos de persistência e dedicação, em 1995, um tradicional comprador de telhas da cidade de Parelhas, chamado de Chiquinho de Babica, ofereceu condições financeiras para aquisição de equipamentos para que fosse montada uma cerâmica.

Disponível em: <http://www.ceramicatavares.com.br/?page_id=7>. Acesso em: 12 de abr. de 2021.

Leia mais…


 A Indústria Cerâmica em Carnaúba dos Dantas-RN

A indústria de cerâmica vermelha desde muito tempo vem sendo uma das alternativas econômicas encontradas por regiões em continuo desenvolvimento, mas assim como qualquer atividade que disponha do uso exploratório dos seus recursos naturais, na qual é útil ao ser humano, contribui para o desenvolvimento de problemas de ordem socioambiental (degradação da cobertura vegetal e das condições humanas, como exemplo), tornando-se assim uma iniciativa pertinente quanto às implicações ambientais produzidos por meio desta atividade, na qual passa a ser questionada, discutida e analisada neste trabalho. A presente pesquisa se constitui em uma análise da situação das indústrias ceramistas do município de Carnaúba dos Dantas – RN, conforme cinco dimensões: político-institucional, social, tecnológica, econômica e ambiental.

SANTOS, Mayara Janaína Baracho. A INDÚSTRIA CERAMISTA EM CARNAÚBA DOS DANTAS-RN. Mossoró/RN. 2015.
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Ciências Naturais.
Área de concentração: Recursos Naturais.
Orientador: Marco Antônio Diodato.

Disponível em: <http://www.uern.br/controledepaginas/mestrado-dissertacoes-defendidas/arquivos/2212mayara.pdf>. Acesso em: 13 de abr. de 2021.

Leia mais…


– O Circuito Espacial da Indústria de Cerâmica Vermelha no Seridó Potiguar

Esta pesquisa tem como universo empírico, o território produtor de cerâmica vermelha no Seridó potiguar. Nos últimos anos esse território passou por um processo de apropriação que tem alterado substancialmente a dinâmica social e ambiental do lugar. No Seridó, a indústria de cerâmica vermelha tem se concentrado em algumas áreas, sobretudo, nos municípios de Parelhas e Carnaúba dos Dantas.

NASCIMENTO, Judicleide de Azevedo. O CIRCUITO ESPACIAL DA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA NO SERIDÓ POTIGUAR. Natal-RN. 2011.
Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito para obtenção do título de mestre.
Orientador: Prof. Dr. José Lacerda Alves Felipe
Aprovada em: 07/04/2011.

Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18930/1/JudicleideAN_DISSERT.pdf>. Acesso em: 13 de abr. de 2021.

Leia mais…


– A Tecnologia ceramista em sítios a céu aberto no Vale do Rio da Cobra, Seridó Potiguar, RN – Brasil

Este artigo apresenta uma análise dos conjuntos cerâmicos identificados em sítios a céu abertos pré-históricos localizados a margem do rio da Cobra entre os municípios de Carnaúba dos Dantas e Parelhas, RN, Brasil. A análise centrou-se, sobretudo nos aspectos técnicos, morfológicos e formais dos vasilhames cerâmicos identificados em seis sítios arqueológicos pesquisados. Foram levados em consideração as seguintes variáveis: tipo de pasta, tratamentos de superfície (externa e interna) formas e dimensões. Dessa forma foi possível identificar uma indústria ceramista comum a todos os sítios estudados, apresentando diferenças relacionadas ao tamanho das ocupações, do tamanho da população e das atividades desenvolvidas nesses sítios.

NOGUEIRA, Mônica(1); MAFRA, Fábio(2). A TECNOLOGIA CERAMISTA EM SÍTIOS A CÉU ABERTO NO VALE DO RIO DA COBRA, SERIDÓ POTIGUAR, RN – BRASIL. FUMDHAMentos (2018), vol. XV, n.2. pp. 79-94. 79.
(1) Departamento de Arqueologia, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
(2) Departamento de História – CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Disponível em: <http://fumdham.org.br/wp-content/uploads/2019/03/fumdham-fumdhamentos-xv-2018-n-2-_894836.pdf>. Acesso em 13 de abr. de 2021.

Leia mais…


– A Cerâmica Pré-Histórica da Área Arqueológica do Seridó/RN

Durante as escavações arqueológicas realizadas nos sítios Pedra do Alexandre, Casa de Pedra e Pedra do Chinelo, localizados no entorno dos municípios de Parelhas e Carnaúba dos Dantas/RN, foram coletados diversos vestígios da cultura material, tais como: sepultamentos, restos vegetais e faunísticos, material lítico e cerâmico.

FONTES, Mauro Alexandre Farias. A Cerâmica Pré-Histórica da Área Arqueológica do Seridó/RN
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em História, área de concentração em Pré-História do Brasil. Recife 2003.
Orientadora: Profa. Dra. Anne-Marie Pessis

Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7788/1/arquivo7724_1.pdf>. Acesso em 13 de abr. de 2021.

Leia mais…


– A Arte de Fazer Cerâmica no Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte apesar da variedade das peças artesanais encontradas no estado,o artesanato em barro foi o que mais se destacou ao longo do tempo,m principalmente no distrito de Santo Antônio do Potengi em São Gonçalo do Amarante, local onde a matéria prima é encontrada em abundância. Em outros municípios como Ceará-Mirim,Florânia,São Tomé e Mossoró também encontramos uma boa produção dessa arte de transformar barro em cerâmica.

SOARES, Arilza. A ARTE DE FAZER CERÂMICA NO RIO GRANDE DO NORTE. Vento Nordeste. 11 de novembro de 2011.

Disponível em: <https://papjerimum.blogspot.com/2011/11/arte-de-fazer-ceramica-no-rio-grande-do.html>. Acesso em 16 de abr. de 2021.

Leia mais…


– Raimunda Cícero – A Esquecida Artesã do Barro de Caicó, Notícia em um dos Grandes Jornais do Brasil

Quem observa os antigos jornais do eixo Rio – São Paulo na década de 1970, percebe que não eram muitas as notícias vinculadas sobre o pequeno e distante Rio Grande do Norte.

Normalmente o que a grande imprensa do centro sul do país informava sobre a terra potiguar estava mais focado em desgraças, principalmente as secas, enchentes, alguma coisa de política local e fatos pitorescos desta terra que aparentemente tinha tão pouca representatividade.

MEDEIROS, Rostand. RAIMUNDA CÍCERO – A ESQUECIDA ARTESÃ DO BARRO DE CAICÓ, NOTÍCIA EM UM DOS GRANDES JORNAIS DO BRASIL. Tok de História. 26/06/2012.

Disponível em: <https://tokdehistoria.com.br/2012/06/26/raimunda-cicero-a-esquecida-artesa-do-barro-de-caico-noticia-em-um-dos-grandes-jornais-do-brasil/>. Acesso em: 16 de abr. de 2021.

Leia mais…