> Cerâmica em Revista / Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO / RJ

 

– A história da Porcelana

A porcelana foi desenvolvida pelos chineses, no século 6. O segredo de sua fórmula foi mantido em segredo, além de seus métodos de produção. Em sua viagem à Ásia, Marco Polo conheceu a porcelana, e a levou aos europeus, em 1295.

Disponível em: <https://www.macea.com.br/noticias/a-historia-da-porcelana>. Acesso em: 12 de abr. de 2021.

Leia mais…


– Indústria Cerâmica de Campos: um retrato em preto e branco 

O objetivo específico desta dissertação é refletir sobre a atividade ceramista em Campos dos Goytacazes, averiguando se esta contribui ou não para a melhoria do bem-estar e inclusão social daqueles diretamente ligados a ela ou apenas se apropria dos recursos naturais e do trabalho da população local. A questão mais ampla por nós investigada é a possibilidade da indústria ceramista, como atividade econômica, vir a contribuir para o desenvolvimento do município de Campos dos Goytacazes.

COUTINHO, João Carlos de Souza. Indústria Cerâmica de Campos: um retrato em preto e branco. Campos dos Goytacazes/RJ. 2005/06.

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades do Instituto Universitário Cândido Mendes – Universidade Cândido Mendes – Campos, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Mestre.
Orientadora: Dra. Tânia Moreira Braga

Disponível em: <https://cidades.ucam-campos.br/wp-content/uploads/2012/10/joao_carlos_coutinho_11-05-06.pdf>. Acesso em: 12 de abr. de 2021.

Leia mais…