> Cerâmica em Revista / Piauí / Olarias contam história da capital desde transferência para Teresina

Olarias contam história da capital desde transferência para Teresina

 

SOUSA, Graciane. Olarias contam história da capital desde transferência para Teresina. (Especial para o Cidadeverde.com). 25/05/12, 14:37
Disponível em: <https://cidadeverde.com/noticias/103330/olarias-contam-historia-da-capital-desde-transferencia-para-teresina>. Acesso em: 07 de abr. de 2021.

 

Em alusão ao aniversário da capital, a série de programas especiais aos 160 de Teresina, mostrará nesta sexta-feira (25) a evolução de algumas profissões e a relação delas com o crescimento da cidade.

(Clique na foto para ampliar)

No programa “160 Anos Vida e Trabalho”, carteiros, fotógrafos, profissionais de saúde e os oleiros do pólo cerâmico do Poty Velho, entre outros, são alguns dos personagens elencados para contar mais um capítulo da história de Teresina.

(Clique na foto para ampliar)

Após a transferência da capital do Piauí para Teresina, a região norte foi a primeira região a ser habitada. Além de contar com tantas belezas naturais, ocasionadas pelos rios Poty e Parnaíba, área tornou-se espaço para que ‘artesãos do barro’, pudessem transformar argila em tijolos.

As olarias correspondem a um local destinado a produção de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria prima. Para o desenvolvimento da profissão, os oleiros contavam com argila de boa qualidade, água em abundância e a proximidades da área urbana, o que facilitava a venda.

(Clique na foto para ampliar)

Surgido na década de década de 50 a produção de tijolos foi uma das principais atividades desenvolvidas na cidade. Centenas de pessoas trabalham no ofício e alguns tinham seus clientes fidedignos.

(Clique na foto para ampliar)

“Antigamente a gente podia escolher para quem vender nossos produtos. Como a demanda era muito grande cheguei a contratar 20 trabalhadores para darem conta do serviço”, relembra Otávio Nascimento, de 65 anos.

(Clique na foto para ampliar)

Ao longo do tempo, os oleiros foram perdendo o espaço e o prestígio que outrora tiveram. A concorrência com as grandes cerâmicas e a rápida degradação da área fizeram com que a atividade deixasse de ser lucrativa. Os oleiros, praticamente, começaram a pagar para trabalhar.

Dona Raimunda Teixeira, contabiliza as perdas financeiras. “Carreguei dois milheiros para ganhar R$ 5 por dia”. Para ‘driblar’ o declínio da profissão, Raimunda Teixeira , criou uma cooperativa de mulheres e também tornou-se presidente da associação dos artesãos.

(Clique na foto para ampliar)

Da produção familiar e artesanal do bairro Poty Velho para a produção em larga escala das cerâmicas, o Piauí produz, por mês, 20 milhões de telhas e 25 milhões de tijolos, em um processo cada vez mais automatizado.