> Cerâmica em Revista / Piauí / Cerâmica do Piauí ganha destaque em exposição nos Estados Unidos

Cerâmica do Piauí ganha destaque em exposição nos Estados Unidos

 

ANDRADE, Patrícia. Cerâmica do Piauí ganha destaque em exposição nos Estados Unidos. Do G1 PI. 21/04/2013 15h22 – Atualizado em 21/04/2013 15h28
Fotos: Patrícia Andrade/G1 e Carlos Augusto Lima / Sebre-PI
Disponível em: <http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/04/ceramica-do-piaui-ganha-destaque-em-exposicao-nos-estados-unidos.html>. Acesso em: 04 de abr. de 2021

 

Artesã Raimundinha Teixeira vai representara a Cooperart Poti.
Mostra acontecerá na sede da ONU em Nova Iorque no mês de setembro.

 

Técnicas foram agregadas ao processo de produção conferindo aspecto mais moderno às peças
(Foto: Patrícia Andrade/G1)
(Clique na foto para ampliar)

O Parque Encontro dos Rios, localizado na Zona Norte de Teresina, é um corredor cheio de arte e beleza e a característica mais forte do bairro Poti Velho, primeiro espaço de ocupação, que deu origem à capital piauiense. É por lá que está o melhor do artesanato piauiense: as cerâmicas, que mais uma vez ganham destaque internacional na exposição Mulher Artesã Brasileira, que acontecerá em Nova Iorque nos Estados Unidos.

A artesã e presidente da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho (Cooperart Poti), Raimunda Teixeira, foi selecionada para participar da exposição, que acontecerá na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro.

Raimundinha Teixeira, artesã e presidente da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho participará da mostra
(Foto: Carlos Augusto Lima / Sebre-PI)
(Clique na foto para ampliar)

“Participar de um evento que divulga e engrandece o nosso artesanato me deixa muito feliz. A prática do associativismo é fundamental para que tenhamos belos trabalhos a partir da cerâmica e para que possamos alçar voos mais distantes”, avaliou Raimundinha.

A Cooperart Poti é formada por 39 mulheres que fazem e contam sua história a partir da cerâmica. Atualmente elas fazem peças decorativas, utilitárias e acessórios de moda como colares, brincos e pulseiras. Mensalmente são produzidas cerca de 1.800 peças. Desde 1999, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae) realiza diversas capacitações para a cooperativa como cursos e consultorias em gestão, produção, design, além da promoção de eventos.

As cerâmicas produzidas pelas artesãs piauienses conquistaram a admiração do público de países da África e Europa. São peças de decoração que ao longo dos tempos têm sido enriquecidas com várias técnicas que conferem um aspecto cada vez mais moderno às cerâmicas. A matéria-prima principal é a argila. Assim, a simples produção de potes, jarros e panelas para o uso doméstico, abriu espaço para a confecção de peças mais ousadas como mandalas, luminárias, vasos, esculturas e até bijuterias que hoje figuram no Polo Cerâmico do Poti Velho.

O projeto Mulher Artesã Brasileira tem como objetivo divulgar a cultura e a economia brasileira por meio de artesãs que alcançaram na produção artesanal, não somente uma forma de subsistência, mas também uma motivação constante de transformação da realidade social.

A avaliação dos projetos inscritos foi realizada por uma comissão de seleção composta por profissionais da Associação Brasileira de Exportação do Artesanato, Abexa; do Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae.

Além do Piauí, foram selecionadas artesãs do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.