> Cerâmica em Revista / Paraná

PARANÁ / PR

 

– História da louça no Paraná

Muitas vezes, ao comermos, deixamos alguns belos detalhes passarem despercebidos, como a louça que utilizamos durante as refeições. Na matéria de hoje falaremos sobre a história da cerâmica no nosso estado.

Muito antes do Brasil ser colonizado, os índios já fabricavam utensílios como jarros e pratos para armazenar e acomodar alimentos. Nesta época o material utilizado era barro e argila.

Leia mais…


– A Cerâmica

A história da cerâmica se integra significativamente na história de Pinhais e seus moradores. Vários dos antigos habitantes trabalharam na indústria ou tiveram algum tipo de relação com ela.

A cerâmica iniciou as atividades treze anos após a abertura da estrada de ferro (1885). Num primeiro momento, a atividade industrial ainda incipiente, visava atender à região e arredores de Curitiba, haja vista que em várias outras regiões, como a Fazendinha, Boqueirão, Parolin, Umbará, entre outras, também constavam indústrias de tijolos e telhas.

Prefeitura de Pinhais. A CERÂMICA.
Disponível em: <http://www.pinhais.pr.gov.br/historia/FreeComponent830content11737.shtml>. Acesso em: 15 de fev. de 2021.

Leia mais…


Polo de porcelanas, Campo Largo se destaca no cenário nacional

Campo Largo, município da Região Metropolitana de Curitiba, é o maior polo brasileiro de produção de porcelanas. O segmento é mais um a integrar o projeto Feito no Paraná, criado pelo Governo do Estado para dar visibilidade e valorizar empresas e produtos paranaenses.

Enviado por: <patriciacasagrande@secs.pr.gov.br>. POLO DE PORCELANAS, CAMPO LARGO SE DESTACA NO CENÁRIO NACIONAL. Agência Estadual de Notícias – Feito no Paraná – 06 de out. de 2020 09:10
Disponível em: <http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=109089&tit=Polo-de-%20%20%20%20%20%20porcelanasCampo-Largo-se-destaca-no-cenario-nacional>. Acesso em: 16 de fev. de 2021.

Leia mais…


– Incepa: Seu lar, nossa história.

Fundada em 1952, na cidade de Campo Largo, no Paraná, pela marca suíça Laufen a Incepa iniciou a sua jornada como fabricante de pisos cerâmicos, e em 1976 iniciou a fabricação de louças sanitárias. Em 1999, foi comprada pelo Grupo espanhol Roca, líder mundial no segmento de louças sanitárias, integrando o portfólio das marcas da Roca Brasil.

Disponível em: <https://www.banheirosincepa.com.br/institucional/sobre-a-empresa/>. Acesso em: 16 de fev. de 2021.

Leia mais…


– As Industrias de Cerâmica e Porcelana em Campo Largo, e o Perfil Sócio-Econômico do Trabalhador e Familiares

Monografia (Especialização em Economia do Trabalho) – UFPR. Trata-se de uma pesquisa sobre o perfil sacio-econômico dos trabalhadores nas Indústrias de cerâmica e Porcelana e tem por objetivo suas principais características de educação, saúde, habitação e lazer a fim de viabilizar ações que contemplem a melhoria da qualidade de vida. A pesquisa foi realizada entre 2001 para 2002, limitando-se as empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias da Porcelana em Campo Largo, alcançou nove das dez empresas cadastradas e atingiu 1646 trabalhadores, o que representa 74% dos trabalhadores dessas empresas. Do total dos participantes, 61,4% são do sexo masculino; 21,5% estão cursando ou cursaram o Ensino Médio; 31,8% trabalham na mesma empresa há pelo menos quatro anos e 75,7% recebem até três salários (ref. R$ 240,00). Quanto a habitação: 78,5% possuem ou estão pagando a casa própria a qual para 48,4% tem de quatro a sete cômodos e 31,5% das famílias são constituídas por cinco pessoas. No que se refere a saúde, 24,4% declaram ter algum problema mas estão em tratamento; 77,6% tem o hábito de consultar o dentista; 13,4% são fumantes de até doze cigarros/dia e 14,2% declaram consumir álcool. Nas horas de folga 52,1% dos trabalhadores ficam em casa e somente 1,21 % tem habilidades artísticas que lhes proporciona renda. O benefício “alimentação” é o mais concedido pelas empresas, seguido da assistência médica e do convênio farmácia. Quanto a satisfação com o ambiente de trabalho, os indicadores amizade, respeito e comprometimento são os mais bem avaliados. Já as oportunidades de promoções, treinamentos e participação na solução de problemas integram os indicadores de menor satisfação.

OLIVEIRA, Newton Jorge Gonçalves de. AS INDUSTRIAS DE CERAMICA E PORCELANA EM CAMPO LARGO, E O PERFIL SOCIO-ECONÔMICO DO TRABALHADOR E FAMILIARES.Campo Largo 2003 II
Monografia apresentada à Universidade Federal do Paraná, Departamento de Economia, como finalização de Curso de Especialização em Economia do Trabalho.
Orientador: Prof°. Armando Vaz Sampaio
Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/51743/Newton%20Jorge%20Goncalves%20de%20Oliveira.pdf?sequence=1 . Acesso em: 16 de fev. de 2021.

Leia mais…