> Cerâmica em Revista / Minas Gerais

MINAS GERAIS / MG

 

– Togni S/A – Materiais Refratários

Está instalada desde o princípio do século XX em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil. Originalmente, a empresa fabricava tijolos para construção civil e telhas curvas do tipo colonial. O início da produção de refratários deu-se em 1954, ano em que a TOGNI começa o aproveitamento pioneiro das argilas refratárias do Planalto e divulga sua alta qualidade para este fim.

Disponível em <http://www.togni.com.br/2011/empresa.php>. Acesso em 05 de out. de 2020.

Leia mais…


– A Arte de uma História Moldada em Argila e Pintada a Mão

A Porcelana Monte Sião foi fundada em 1959. No início, a produção era pequena e fabricava-se somente pequenos bibelôs. Sob encomenda, foi solicitado que fosse feito uma cópia de uma jarrinha azul e branca recém trazida de Portugal. Essa peça foi reproduzida e fez tanto sucesso que passou a ser um modelo de produção. Outros modelos parecidos foram desenvolvidos e produzidos e o sucesso continuava.

Disponível em <https://www.porcelanamontesiao.com.br/historia>. Acesso em 05 de out. de 2020.

Leia mais…


– Artesãs do Vale do Jequitinhonha

O Vale do Jequitinhonha possui um desenvolvimento humano — histórico e até cultural — imensurável em gráficos e em palavras. Um exemplo é a produção magnífico artesanato que ganha vida em personagens e em objetos de decoração. Os trabalhos com barro que criam as cerâmicas tão características do Vale têm origem no trabalho das mulheres. As bonecas são as mais famosas peças das artesãs — personalidades donas de emocionantes histórias de vida, marcadas pela superação por meio do trabalho e do talento.

Publicado: FELIX, Cezar. Arte Mineira, Sagarana. 6 anos atrás. Reportagem: PODESTÁ, Rita de. Fotos: DIB, André. Artesãs do Vale do Jequitinhonha.
Disponível em: <http://revistasagarana.com.br/artesas-do-vale-do-jequitinhonha/>. Acesso em 05 de out. de 2020.

Leia mais…