> Cerâmica em Revista / Maranhão

MARANHÃO / MA

 

– Azulejos do Centro Histórico de São Luís

Os Azulejos do Centro Histórico de São Luís integram o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade. Podem ser encontrados nas fachadas das casas antigas no centro da cidade, em igrejas e na decoração interna dos casarões.

A partir do século XVIII, no período colonial, houve uma expansão econômica e urbana da capital maranhense. Com a criação da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, pelo Marquês de Pombal, o porto de São Luís ficou mais movimentando, exportando mercadoria e alimentos produzidos no interior do Maranhão (algodão e arroz) e importando pessoas escravizadas do continente africano e manufaturas da Europa. Com o crescimento econômico, houve uma busca pelo enriquecimento da estética das casas das classes mais ricas e dos prédios comerciais.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Azulejos_do_Centro_Hist%C3%B3rico_de_S%C3%A3o_Lu%C3%ADs>. Acesso em: 30 de set. de 2020.

Leia mais…


– A diversidade das coisas: modos de expressão na cerâmica Tupiguarani da Ilha de São Luís e arredores, Maranhão/Brasil.

O tema desse artigo são as populações Tupi/tupiguarani que estão na Ilha de São Luís e arredores. O material cerâmico dos sítios analisados apresenta características gerais identificadas com a tradição Tupiguarani, como o uso do chamote como elemento associado à pasta, tratamento decorativo da superfície com cores e organização pictórica que definem o grupo; corpo da vasilha cerâmica com contorno sinuoso, algumas inflexões e carenas. No entanto, existem muitas diferenças que precisam ainda ser esclarecidas e melhor explicadas. O material aqui apresentado não se adequa a nenhuma das subdivisões internas utilizadas contemporaneamente, pois não se inscrevem em suas descrições. Partimos do material cerâmico dos sítios estudados na ilha, que observamos detidamente em uma análise inter e intra sítios. Posteriormente, relacionamos a eles o material de sítios conhecidos em São Luís e no continente imediato, marcando as diferentes expressões cerâmicas dessa arqueologia regional.

PANACHUK, Lílian. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A diversidade das coisas: modos de expressão na cerâmica Tupiguarani da Ilha de São Luís e arredores, Maranhão/Brasil. Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Artigos. V. 25 N. 1-2 (2016).

Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/mhnjb/article/view/6292>. Acesso em: 30 de set. de 2020.

Leia mais...