> Cerâmica em Revista / Espírito Santo / A Tradição das Panelas de Barro de Goiabeiras – ES

A Tradição das Panelas de Barro de Goiabeiras – ES

 

JESS, Jerferson. A Tradição das Panelas de Barro de Goiabeiras – ES. Caixa Colonial.club. 24 de jan. de 2017.
Disponível em: <https://caixacolonial.club/blog/tradicao-das-panelas-de-barro-de-goiabeiras-es-248/>. Acesso em 29 de set. de 2020.

 

(Clique na foto para ampliar)

Na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, um bairro conhecido como “Goiabeiras” se popularizou pela produção de panelas de barro, uma herança cultural de indígenas e afrodescendentes que habitavam a região há mais de 300 anos. Aliada inseparável da gastronomia local, é nas panelas de barro de Goiabeiras que são feitas as famosas moquecas capixabas, reconhecidas como uma especialidade da gastronomia nacional.

Território

(Clique na foto para ampliar)

A técnica cerâmica utilizada pelos “paneleiros” possui origem indígena, caracterizada pela modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação de tintura de tanino. O conhecimento técnico e habilidade das artesãs é resultado da tradição passada por várias gerações desde o período pré-colonial.

(Clique na foto para ampliar)

A matéria-prima para a confecção das panelas de barro é a argila, extraída de uma jazida localizada no Vale do Mulembá, em Goiabeiras. Os responsáveis são chamados de “tiradores de barro”, que a misturam com sedimentos encontrados na superfície, dando a “liga” necessária para a produção das panelas.

(Clique na foto para ampliar)

A característica mais marcante das panelas é sua coloração escura. Isto é obtido por meio da impregnação do tanino na peça. A casca é retirada do tronco por meio de golpes de um porrete de madeira. As lascas da Rhysophora mangle, o mangue vermelho, são picadas e colocadas de molho em água doce, para curtir dessa forma em um máximo de três dias.

Patrimônio Cultural Brasileiro

(Clique na foto para ampliar)

Um dos principais benefícios que a Indicação de Procedência trouxe às paneleiras de Goiabeiras é a garantia de origem e legitimidade para estas tradicionais panelas, que, por terem alcançado fama em todo território nacional, eram muito copiadas e falsificadas. O registro do nome no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI protege o nome Goiabeiras, evitando que ele seja utilizado de forma indevida.

Contato
Associação das Paneleiras de Goiabeiras
(27) 3327-1366 / (27) 9899-1055
bereniciapaneleira@hotmail.com