> Cerâmica em Revista / Bahia / Maragojipinho é um dos Maiores Polos Cerâmicos da América Latina

Maragojipinho é um dos Maiores Polos Cerâmicos da América Latina

 

APROVADO/GShow. 09 de dez. de 2015.
Disponível em: <http://gshow.globo.com/Rede-Bahia/Aprovado/noticia/2015/12/maragojipinho-e-um-dos-maiores-polos-ceramicos-da-america-latina.html>. Acesso em: 23 de set. de 2020.

Vídeo – Conheça a história da cerâmica – 05 de dez. de 2015.
Aprentador: COSTA, Jackson / Imagens: BRITO, Alex; MACHADO, Ari e LIMA, Jonatas.
Audio: FREITAS, Jorge e BONFIM, Raul. / Produção/Direção: SOARES, Luiza.
Edição: SMETAK, Honorata e SOARES, Luiza. / Finalização: SMETAK, Honorata
Disponível em: <http://gshow.globo.com/Rede-Bahia/Aprovado/videos/v/conheca-a-historia-da-ceramica/4654911/>. Acesso em 23 de set. de 2020.

 

Município baiano possui 300 anos de tradição na arte da olaria

Maragojipinho é um dos polos cerâmicos mais importantes da América Latina (Foto: Divulgação)
(Clique na foto para ampliar)

“O que eu acho de mais bonito na profissão é o amor àquilo que eu estou fazendo”. É com essa frase que Vitorino Silva, mais conhecido como Seu Zé, declara ao Aprovado o seu amor pela produção de cerâmicas, atividade artística e econômica que dá a Maragojipinho o título de polo cerâmico mais importante da América Latina. O município, localizado no Recôncavo baiano, possui mais de cem olarias em funcionamento, que garantem emprego para quase 80% da comunidade.

Vitorino Silva, conhecido na região como Seu Zé, aprendeu o ofício com o pai (Foto: Divulgação)
(Clique na foto para ampliar)

Com mais de 300 anos de tradição, a região se destaca pela produção das peças. “Ao falar de cerâmica na Bahia, a gente tem que reverenciar Maragojipinho”, conta a ceramista Hilda Salomão, que produz e dá aulas em Salvador e em outras cidades baianas. A cadeia produtiva de olarias é formada por outras atividades econômicas, como a extração de argila, comercialização das peças e transporte para a capital.

O transporte do material era, inicialmente, feito pelos saveiros, embarcações que ofereciam algumas vantagens aos ceramistas, como o menor atrito entre as peças e maior capacidade de carregamento. Com a modernização dos processos, as embarcações foram substituídas por outros meios de transporte. Reveja a matéria.