> Cerâmica em Revista / Amapá / A Cultura Maracá

A Cultura Maracá

 

CORDEIRO, Dayana Pantoja. A Cultura Maracá. Meu Amapá na História. 04 de dez. de 2020.
Disponível em: <https://meuamapanahistoria.blogspot.com/2015/12/a-cultura-maraca-por-dayana-pantoja.html>. Acesso em 17 de set. de 2020.

 


A civilização maracá viveu há milhares de anos nas terras no Amapá.

Alguns achados arqueológicos comprovam a existência desses povos que tinham uma refinada habilidade na produção de peças cerâmicas. Foram encontrados os primeiros sítios arqueológicos dessa civilização próximo do rio maracá, em Mazagão. As representações gráficas encontradas nas urnas assemelham-se à pintura corporal parecidas com as de outros povos amazônicos.

A cultura maracá tem uma grande importância essa e outras civilizações fazem parte da identidade do Amapá (revelam a identidade do nosso Amapá), mostram a historia de uns povos que viviam no estado e aqui imprimiram uma identidade forte, e até então, desconhecida do povo amapaense. As pesquisas cientificas realizadas, a investigação de conteúdos “iconográficos”, grafismo e simbolismo das peças cerâmicas encontradas nos sítios arqueológicos do Amapá revelam, por exemplo, a diversidade artística dos antepassados dessa região. As produções e características das urnas funerárias refletem os ricos processos sociais e cultura da época que foram criados.

Estado do Amapá – Sítios Arqueológicos no Amapá

O Amapá está cheio de sítios arqueológicos. Sítios arqueológicos são espaços ocupados por culturas passadas, constituindo objetos arqueológicos pertencentes a grupos indígenas nômades e semi-nômades e localizados, em conseqüência de perfurações no solo, causadas pela erosão ou por atividades humanas, principalmente a agrícola. Os primeiros sítios arqueológicos do Amapá foram estudados inicialmente por pessoas sem preparo científico adequado, mas que contribuíram, mesmo assim, com seus achados, para o desvendamento da população amapaense.

Atribui-se a D. S. Ferreira Penna a localização oficial do primeiro sítio arqueológico no Amapá. O fato aconteceu em 1872, na região do Maracá (margem esquerda do rio de mesmo nome). O local do achado passou a ser conhecido como Central do Maracá.

Através dos sítios arqueológicos é possível o estudo de urnas, igaçabas, machados e outros apetrechos domésticos que, num futuro bem próximo, servirão para que a nossa pré-história seja desvendada.

Cerâmica maracá (urnas antropomórficas)

• Caracterizada pela presença de urnas funerárias de formato humano, de uma pessoa sentada com os braços apoiados nos joelhos.
• data de origem ̸ produção: cerca de 1.000.a.d

Urnas antropomórficas

Visitas cientificas realizadas na região do maracá, foram encontradas diversas urnas funerárias, algumas contendo esqueletos humanos; outras de formas tubulares em uma maioria: outra achatadas, apresentando um simples cilindro coberto por uma tampa arredondada. Também havia sido encontradas urnas com formas cilíndricas, representando figuras humanas sentadas em um banco com os braços e pernas bem destacadas (urnas antropomórficas). Nestas urnas havia também a caracterização o sexo.

Fontes:
– https://pt.wikipedia.org/wiki/Maraca