> Cerâmica em Revista / Alagoas / Artesãos de Capela: Um Novo Motivo Para Vir à Alagoas

Artesãos de Capela: Um Novo Motivo Para Vir À Alagoas

 

LUPATINI, Luisa. Artesãos de Capela: Um Novo Motivo para vir à Alagoas. Tropicalis Hoteis. 11 de jul. de 2018.
Disponível em <https://www.tropicalishotel.com.br/artesaos-de-capela/>. Acesso em: 17 de set. de 2020.

 

(Clique na foto para ampliar.)

Que o artesanato transforma vidas não é nenhum segredo ou mistério. O artista, sendo mestre ou aprendiz, é capaz de contar histórias com suas esculturas, compor ambientes e transformar o seu trabalho em objeto de desejo para quem é apreciador da arte popular. Venha conferir os artesãos de Capela que contam a rotina da zona da mata alagoana através de suas peças.

Em Alagoas o barro transforma histórias. No interior, os artesãos de Capela foram consagrados ao mundo inteiro trabalhando com essa matéria-prima. O ilustre trabalho de João das Alagoas, Nena, Sil e Tita não passa despercebido diante das belezas exuberantes do litoral. Esses artistas impõem respeito à cultura alagoana e ostentam as exibições em diversos museus do Brasil e até em outros países.

João das Alagoas
Artista desde menino, o artesão João Carlos da Silva Freitas, é um multiplicador de seu trabalho porque compartilha seu conhecimento com os jovens e integrantes de projetos sociais. Como mestre artesão, ganhou o título de Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana em 2011. Sua marca registrada é o “Boi Bumba” que retrata em saias esculpidas histórias do folclore nordestino, dos casamentos sertanejos, a religiosidade (representada via lapinhas e batizados) e as mais típicas brincadeiras infantis. A peça é de autoria dele

João das Alagoas (como é conhecido mundialmente), coleciona vários prêmios nacionais de melhor artesão; uma menção honrosa, em Córdoba, Argentina, diversas publicações em livros de história da arte e muitas de suas obras integram importantes coleções de arte popular que estão expostas em galerias do Recife, de São Paulo, de Belo Horizonte, de Porto Alegre e do Rio de Janeiro. O ceramista tem peças expostas também no exterior, como na França, Itália e destaca uma como das mais gratificantes que está exposta no Museu de Cerâmica do México.

Tita de Capela
Maria Cícera da Silva Siqueira, conhecida como Tita, é outra discípula de João das Alagoas. Conheceu o mestre através da irmã, Sil de Capela. Ceramista há 10 anos, ela começou fazendo modelagem de flores, até que teve a ideia de homenagear a própria mãe, retratando suas características quando casara: grávida e estrábica.

Após a homenagem, esculpir noivas, casais e flores tornou-se sua marca registrada. As peças são reconhecidas em todo Brasil e são objetos de desejo por retratar de com muita delicadeza a emoção do casamento. Vale destacar que o seu trabalho ainda possui formas variadas, ora mostra as personagens sentadas nas flores, ora as flores compõe com muita beleza os vestidos das noivinhas.

As noivinhas e flores. Esculturas da artesã Tita de Capela.
(Clique na foto para ampliar.)

As peças de Tita também estão expostas no México, além de integrar as mais renomadas galerias de arte do Brasil. Você pode adquirir o trabalho da Tita no Tropicalis Palms.

Nena de Capela
A capelense Maria Eronildes Laurentino, a Nena de Capela, é discípula, prima e cunhada de João das Alagoas. Começou a trabalhar com cerâmica em meados de 2005 e sua primeira peça foi um Boi Bumba com personagens em alto relevo, remetendo a uma feira livre. As peças da Nena já foram expostas na novela global “A Lei do Amor”. Hoje o trabalho da Nena é marcado por “depósitos” que contam o dia a dia dos cidadãos de Capela.

Sil de Capela
Foi na arte que a Maria Luciene da Silva Siqueira enxergou uma oportunidade de garantir o sustento da família. Foi na vivência com a modelagem desenvolveu também a sua própria marca: a jaqueira. Porém, é nos “pés” de jaca que são retratadas também as cenas do seu cotidiano.

A delicadeza das esculturas, além de linda, traz realismo, inserindo assim o observador na imagem. Suas peças já foram expostas em uma das maiores mostras da arte brasileira, a Entreolhares – Poéticas d’Alma Brasileira (São Paulo), na Fenearte em Recife e também foi cenário de diversas novelas globais, tendo uma nobre e rápida participação em “A Lei do Amor”.

Sil de Capela no ateliê de João das Alagoas. A artista reproduz o cotidiano da Zona da Mata Alagoana.
(Clique na foto para ampliar.)