Os Professores da UFSCar Edgar Dutra Zanotto e Victor Carlos Pandolfelli, eleitos para o Quadro de Membros Titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE), tomarão posse no dia 27 de novembro de 2014, às 18:30h no Auditório do Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro.

Eles farão parte de um conjunto de ilustres engenheiros e engenheiras que se distinguem por significativas realizações profissionais, na prática, pesquisa, e ensino da engenharia, por elevados valores éticos, e interesse pelos problemas e desafios do país.

A ANE reconhece que a soberania do país, o bem estar e segurança de sua população, se apoiam crucialmente em uma engenharia competente, inovadora, ética e preocupada com a satisfação das necessidades de todos os estratos da sociedade – à luz da sustentabilidade da civilização e segundo perspectivas globais e de longo prazo.

Consequentemente a ANE coloca-se como fonte independente de aconselhamento a disposição do governo, da sociedade e da indústria – com este objetivo promovendo debates, a geração de ideias, de políticas e de soluções relacionadas com grandes e complexas questões da engenharia, ciência e tecnologia, tais como:

– O desenvolvimento industrial e tecnológico do país
– O desenvolvimento de sua infraestrutura
– O uso racional de seus recursos naturais
– A preservação de seus ecossistemas
– A redução de desigualdades e carências na sua estrutura social
– O desenvolvimento e o ensino da engenharia no país
– A promoção, entre os jovens, de vocações para a engenharia e tecnologia.

Fonte: Academia Nacional de Engenharia