Com o crescimento do parque industrial cerâmico, principalmente o localizado na região de Santa Gertrudes, que na década de 1980 já se comportava como uma das forças do Estado e do Brasil na geração de emprego e renda, os empresários sentiram a necessidade de contar com uma entidade que representasse as indústrias.

Assim, há 15 anos, no dia 29 de abril de 1999, empresários ceramistas do estado de São Paulo se uniram para formar uma entidade de classe que defendesse os interesses do setor. O evento aconteceu no estande do Sindicato das Indústrias da Construção, do Mobiliário e de Cerâmicas de Santa Gertrudes (Sincer), durante a Feicon 99. Nascia a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento, a Aspacer.

Da reunião participaram 42 empresários ceramistas, que receberam o título de sócios fundadores, sendo eleito para presidir a entidade o ceramista José Carlos Buschinelli (Biguá), Ernesto Ricciardi Neto foi escolhido como presidente do Conselho Consultivo da nova entidade e José Luiz Batistella, secretário.

No dia 17 de outubro do mesmo ano (1999), os 42 empresários e convidados, se reuniram novamente, desta vez para formalizar a fundação da Aspacer. O local escolhido foi a cidade turística de Águas de São Pedro. A mesa diretora da solenidade foi composta por: Luiz Antônio Lanzi – presidente da Anfacer; José Carlos Bressiane – presidente da ABC (Associação Brasileira de Cerâmica) e José Octávio Armani Paschoal – presidente do CCB (Centro Cerâmico do Brasil) e Nelson Matroni – gerente da Lion.

No final de 2001, os diretores decidiram unificar as presidências das duas entidades do setor, a Aspacer e o Sincer, em 2002, o empresário João Oscar Bergstron Neto assume a presidência da Associação é uma entidade reconhecida nacional e internacionalmente pela seriedade, competência e inovação na forma de trabalho associativo.

Em 2011, o empresário Heitor Ribeiro de Almeida Neto, foi eleito presidente da Aspacer e do Sincer. Por quatro anos, Heitor, junto à diretoria, trabalhou m prol do setor cerâmico de revestimento. Seu mandato findará em dezembro deste ano.

A entidade hoje representa 36 indústrias cerâmicas e 24 empresas da cadeia produtiva, responsáveis por 12 mil empregos diretos e 150 mil empregos indiretos, 85% da produção do estado de São Paulo e 70% da produção nacional de revestimentos cerâmicos. Hoje somos classificados como 2º maior produtor e consumidor de revestimentos cerâmicos do Mundo.

Thais Fiório
Jornalista / Revista Aspacer
Tel/Cel: (19) 3545-1145 / 99601-2613
E-mail: thais@aspacer.com.br
Site: www.aspacer.com.br