Durante a 68ª reunião nacional da Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram) em Santos, São Paulo, Brasil, ocorreu uma importante mesa-redonda sobre internacionalização. O foco principal foi colaborar com a American Ceramic Society (ACerS) para estabelecer um Capítulo Internacional da ACerS no Brasil, visando melhorar a troca de conhecimentos e experiências entre membros de ambos os países.
O conceito de um Capítulo Internacional da ACerS no Brasil surgiu no recente Congresso Pan-Americano de Cerâmica, realizado na Cidade do Panamá, Panamá, em abril de 2024. Mais de 20 membros brasileiros da ACerS apresentaram uma petição para estabelecer um capítulo local no Brasil. Atualmente, há 65 membros da ACerS baseados no país, além de numerosos outros brasileiros ativos nos EUA e na Europa.
O setor cerâmico do Brasil é uma força proeminente na América Latina. Ele abrange uma ampla gama de produtos, incluindo cerâmicas avançadas, vidros e materiais de construção, especialmente azulejos. As empresas brasileiras estão cada vez mais focadas em atualizações tecnológicas para aumentar sua competitividade no cenário global. Essa estratégia não só estabelece o Brasil como líder na indústria cerâmica regional, mas também promove um desenvolvimento econômico e tecnológico mais amplo em toda a América Latina.
“A ABCeram tem orgulho de expandir nossa presença internacional por meio de uma colaboração significativa com a ACerS”, diz o Fellow da ACerS Dachamir Hotza, diretor de comunicações da ABCeram. “Esta parceria não só fortalecerá os laços dentro das comunidades científicas e industriais, mas também catalisará avanços na tecnologia e na educação cerâmica globalmente.”