> Pronunciamento do Presidente da Associação Brasileira de Cerâmica

59° Congresso Brasileiro de Cerâmica
Abertura
17 de maio de 2015

 

Boa noite!

Exmo. Prof. Dr. Ângelo Fernando Padilha,
Presidente da Comisão Nacional de Energia Nuclear, em nome de quem saúdo os membros da mesa e as demais autoridades presentes.

Prezado colega, Prof. Dr. Fernando dos Santos Ortega,
Presidente do 59º Congresso Brasileiro de Cerâmica, em nome de quem saúdo os membros da Diretoria e do Conselho da Associação Brasileira de Cerâmica e os demais membros da comunidade ceramista.

Senhoras e senhores presentes, minhas cordiais saudações.

Bem vindos ao 59º congresso brasileiro de cerâmica!!

Nosso congresso chega à sua edição 59 e a Associação Brasileira de Cerâmica vai, em poucos meses, completar 62 anos de existência. Ao longo de todo esse tempo, a Associação enfrentou diversas crises nacionais, tanto de caráter econômico, como de caráter político e mesmo sociais. E sobreviveu.

Enfrentou também, a multiplicação das entidades e associações, que passaram a atuar em áreas correlatas à nossa, inclusive atraindo para si uma parcela das atenções de pessoas e empresas, o que causou impactos negativos no quadro de associados da ABCeram e na participação em nossos congressos e eventos técnicos. E também sobreviveu.

Mesmo ao longo dos anos da última década, após diversos anos de conquistas sociais importantes para o nosso país, novamente nos deparamos com uma situação de estagnação econômica, a qual, esperamos, seja passageira, mas que também tem ameaçado a saúde financeira de um grande número de empresas do setor, novamente levando a um impacto negativo no nosso quadro de associados, tanto empresariais como individuais.

Entretanto, a despeito do quadro adverso, temos razões também para celebrar! Temos que celebrar o fato de aqui estarmos, uma comunidade de mais de 400 pessoas, reunidas em torno de objetivos comuns, para apresentar sua própria produção técnica, para conhecer a de outros, para aprender, para estabelecer novos laços profissionais e novos laços pessoais.

Celebremos o alto nível do conteúdo técnico que os participantes aqui trazem, sabemos que fruto de trabalho contínuo e árduo, desafiando todo o tempo a falta de recursos físicos e financeiros adequados e frequentemente também a falta de recursos humanos, escarços diante da quantidade que o país necessita, fruto de uma educação básica ainda deficiente em nosso país.

Por fim, celebremos também a presença em nossa solenidade de abertura, do Dr. Ângelo Fernando Padilha, autoridade federal, mas quem também é, e acima de tudo, um reconhecido professor, dedicado e competente, cuja extraordinária bagagem técnica, postura ilibada e pronta disposição em ouvir e aconselhar, sempre me serviram de inspiração e referência.

Assim, é com esse espírito de celebração que a Associação Brasileira de Cerâmica dá as boas-vindas a todos. Sentimo-nos honrados e gratos pela presença de todos prestigiando a realização deste evento. Com alegria, recebemos a todos em Sergipe.

Um evento deste porte não se torna realidade sem a participação ativa de um grande número de pessoas e o necessário aporte de grandes somas de dinheiro. Por isso, eu gostaria, inicialmente, de expressar os agradecimentos à nossa estimada Comissão Técnico-Científica, grande responsável pela garantia da qualidade e diversidade técnica do conteúdo deste evento.

Também gostaria de agradecer ao fundamental apoio financeiro recebido das agências públicas de fomento CNPq, CAPES e FAPESP.

Devemos também nossa gratidão às empresas e instituições que acreditaram no sucesso de nosso evento e dispuseram-se a apoiá-lo. Em especial, gostaria de agradecer muito às empresas que patrocinam nosso congresso. Inicialmente, aos patrocinadores que também têm estande à disposição dos congressistas: Rigaku–Dairix, Bruker, Altmann, ReoTerm, Shimadzu, TA Waters e Panalytical; e também aos demais patrocinadores: Armil & Casa Grande Mineração, Diopsídio Minérios de Alagoas, Elfusa Geral de Eletrofusão, Mineração Jundú, Kratos Equipamentos e Centro Universitário da FEI.

Por fim, registro nosso agradecimento à Metallum, pelo auxílio no gerenciamento dos trabalhos técnicos e apoio à infra-estrutura, e às nossas meninas da ABCeram, Samara e Raquel.

Encerrando, lembro a todos que a ABCeram é uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover e defender a cerâmica em seus mais variados planos. Ela é a mais antiga e unida casa da comunidade ceramista. É a nossa casa e vive exclusivamente das contribuições de seus associados, sejam eles indivíduos, empresas ou instituições, bem como de lucros eventuais obtidos em suas atividades, tais como os encontros e cursos.

Assim, uma vez mais venho estimulá-los fortemente a associarem-se e desse modo permitirem que a Associação continue viva e continue trabalhando por nossa comunidade.

Encerro meu pronunciamento reiterando o agradecimento pela presença de todos e desejando a cada um dos presentes um excelente congresso e uma excelente estada em Sergipe!!

Muito obrigado!!

Samuel M. Toffoli