Durante o 55º Congresso Brasileiro de Cerâmica foram realizadas duas oficinas:

1. Découpage com Tecido na Cerâmica Vermelha
Profª Teresinha Oliveira – Escola SENAI Mario Amato
Essa técnica é a Arte de revestir peças com gravuras em papel ou tecido.

Com o papel ou com o tecido, cabe ao decorador criar revestimentos que recobrem a superfície de objetos de madeira, metal e cerâmica. Nisso consiste a decorativa arte do découpage (palavra francesa que traduz a habilidade de executar esse trabalho à qual somamos o toque refinado em peças cerâmicas).
A tendência atual que invade a decoração na técnica do découpage, garante o sucesso!

2. Montagem de Bijuteria Cerâmica
Profª Fernanda Moreira – Escola SENAI Mario Amato
A oficina de montagem de Bijouteria Cerâmica apresentou uma linha de medalhões e miçangas cerâmicas, onde a característica estética predominante das peças são texturas que foram inspiradas nos desenhos dos belíssimos e minuciosos motivos das rendas. A arte de fazer rendas forma uma identidade da expressão artística e cultural local. Com o passar dos anos as rendas que possuem raízes européias ganharam das rendeiras Brasileiras novas criações, tanto no que diz respeito ao uso de novos materiais empregados nos processos e aos motivos desenhados.

As peças de cerâmica apresentam também um caráter ambiental, já que foram vidradas a partir da incorporação de resíduos de galvanoplastia nos vidrados cerâmicos.

Saiba mais sobre o Congresso