> 15ª CONTAF

Contaf 2018

Este ano, Curitiba se transformará na capital da Arte Cerâmica

A cidade sedia a 15a edição do Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo 2018, o evento reunirá diversas atividades, entre palestras, demonstrações, exposições, workshops e uma feira de produtos e equipamentos. Entre as atrações está  o artista espanhol Alberto Bustos,  reconhecido internacionalmente por sua obra rica de efeitos plásticos que enaltecem a movimento da natureza.

Curitiba/PR é a cidade escolhida para sediar a 15a edição do Contaf-Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo 2018. Localizada numa região repleta de atrativos turísticos, ateliês e grande concentração de artistas, a capital do estado do Paraná será o ponto de encontro de artistas-ceramistas de várias partes do Brasil e do mundo.

Destinado a todos aqueles que se interessam pela prática das Artes do Fogo, onde o aspecto final da peça se dá após ser “queimada”, o CONTAF acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no Hotel Radisson, localizado no bairro Batel, uma região privilegiada, repleta de bons restaurantes e excelente rede hoteleira.

São três dias de atividades intensas, além de palestras com profissionais de destaque, serão realizadas demonstrações práticas  oferecendo aos participantes um momento único de interação e inspiração com artistas internacionais e brasileiros , além de tudo isso haverá ainda, apresentação de trabalhos técnicos inscritos pelo site , workshops, exposições de obras de arte e uma feira de negócios, repleta de novidades em produtos e equipamentos para a prática das Artes do Fogo.

O evento conta com apoio da ABCERAM-Associação Brasileira de Cerâmica e Revista Mão na Massa, única publicação direcionada para as Artes do Fogo, na América Latina. Entre as várias apresentações e demonstrações, a edição de 2018 terá as presenças dos artistas-ceramistas brasileiras, Luciana Thomaz, Silvia Lopes, Carolina Kawall, Carlos Gama, Darly Pellegrini, Rafael Izumi, entre outros, realizando palestras e demonstrações.

Intercâmbio e aperfeiçoamento

As artes do fogo (cerâmica e vidro) vem obtendo um amplo crescimento no Brasil, o CONTAF é um dos maiores eventos neste segmento na América Latina,  suprindo a necessidade de conhecimento de todo artista especializado. Representa uma oportunidade única para todos os inscritos participarem de encontros e diálogos, trocas de conhecimentos e descobertas, incentivando o debate e uma visão global das muitas práticas possíveis nas Artes do Fogo, entre porcelana, faiança, vidro e vitral,  cerâmica artística e decorativa.

Idealizado e organizado por Caio Giardullo e Paschoal Giardullo, com recursos próprios, o evento acontece desde anualmente desde 2003, em diferentes regiões, exatamente para facilitar o acesso dos interessados. Com primeira edição, realizada  em São Bernardo do Campo/SP, o congresso atrai seguidores que buscam uma forma de concretizar sua arte, utilizando a argila e o vidro como suporte.

Os ceramistas e vidreiros brasileiros estão se aperfeiçoando cada vez mais e alguns talentos brasileiros já evocam a atenção do mercado externo, interessado em investir em exposições, intercâmbios e troca de conhecimentos. Frente a este cenário, o Contaf-Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo tem uma contribuição direta, como fonte de estímulo para revelar tendências, ampliar conhecimento e apresentar múltiplas possibilidade de elevar o conceito artístico dos participantes.

Com uma estrutura completa, apresenta inúmeras tendências em técnicas e linguagens contemporâneas da Arte Cerâmica e Arte Vidreira.  Nestas 15 edições, há percorreu as cidades de São Paulo/SP, Itaipava-Distrito de Petrópolis/RJ e Joinville/SC, culminando este ano na realização do evento em Curitiba/PR.

Participação internacional

Entre as atrações internacionais, presença do artista plástico autodidata Alberto Bustos, da Espanha, apresentando um perfil de sua carreira, com relato de experiências, incluindo demonstrações de modelagem em placas esclarecimentos. Bustos também ministrará workshops , nos dias 15 e 16 de agosto, das 18 às 21 horas, para um grupo formado com vagas limitadas.

Alberto Bustos tem reconhecimento mundial, com uma obra que enaltece os efeitos da degradação da natureza e, consequentemente, do ser humano. Exigente e incansável na busca do melhor trabalho escultórico, o artista marca sua primeira visita ao Brasil, onde pretende não apenas mostrar suas habilidades e filosofias artísticas, mas também absorver o máximo da cultura brasileira. Um dos mais importantes artistas contemporâneos da Espanha, conquistou 1º Prêmio no XVIII Concurso Nacional de Belas Artes de Burgos – 1º Prêmio no Concurso Nacional de Cerâmica Artística NACE (Navarrete, La Rioja) – 1º Prêmio no XIX Concurso Internacional de Cerâmica da Cidade de Valhadolide/Espanha.

Na Feira de Negócios, presenças confirmadas da Arte Brasil Materiais, Casa do Ceramista, Duracer, Fornos Jung, Ikioi, Paschoal Giardullo Massa EPP, PSH Brasil, Risi, Sidney Troiani, Stecno e Zeramics.

 

Contaf-Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo 2018

Apoio: ABCERAM-Associação Brasileira de Cerâmica e Revista Mão na Massa

Data: 15 a 17 de agosto

Horário: das 8 às 18 horas, tendo nos dias 15 e 16 uma extensão no horário, com workshops realizados das 18 às 21 horas

Local: Avenida Sete de Setembro, 5190 – Batel – Curitiba/PR

Informações e inscrições: www.contaf.com.br e www.facebook.com.br/contaf2018

 

Fonte: Silvana Baierl – silvana@netpoint.com.br