> Home – Coluna 04 – Atividades 2017 e 2018

Considerações Gerais

As associações técnico-científicas foram criadas para preservar a História da Ciência e das profissões relacionadas, criando estímulos para que continuem se aperfeiçoando. Para alcançar esses objetivos, elas organizam e promovem eventos científicos tais como congressos, cursos e também publicações das mais diversas.
A ABCERAM desde 1953 tem se esforçado para se adequar a este conceito, superando inúmeros desafios, graças à participação de muitos profissionais, professores, pesquisadores, artistas e estudantes que militam no fascinante mundo da cerâmica. Esta participação é fundamental para dar sequência às atividades desta histórica Entidade, sempre visando o desenvolvimento e a divulgação da Cerâmica Brasileira.

Atividades em 2017

Em 2017, nossa Entidade completou 64 anos de existência! Dentre nossas realizações ao longo deste ano, as seguintes podem ser destacadas:

– Publicações
Edição das Revistas: Cerâmica, Cerâmica Industrial e Materials Research (esta em parceria com a ABM e ABPol e outras entidades).

Edição em CD-Rom dos Anais do 61º Congresso Brasileiro de Cerâmica.

Boletins eletrônicos: Foram distribuídos diversos Boletins e comunicados de destaque, contendo informações tanto sobre as atividades da ABCERAM, como matérias de interesse da comunidade, atingindo um público de mais de 3000 pessoas.

Livro ABCERAM “SEIS DÉCADAS DE CONQUISTAS E SUPERAÇÃO DE DESAFIOS”, parceria da ABCERAM com a BB Editora.

– Eventos
IX Encontro de Refrataristas e Usuários de Refratários “Matérias Primas e Insumos para a Indústria de Refratários” realizado nos dias 5 e 6 de abril deste ano no Palace Hotel, Poços de Caldas, MG.

61º Congresso Brasileiro de Cerâmica realizado no período de 04 à 07 de junho deste ano no Centro de Convenções da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), Gramado/RS.

2º Encontro Técnico Vidreiro da ABCERAM realizado nos dias 24 e 25 de outubro deste ano, Auditório Prof. Francisco Romeu Landi no edifício administrativo da Escola Politécnica (Poli/USP) na Cidade Universitária.

– Eventos em Parceria com Terceiros
14° edição do CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo realizado no período de 22 a 24 de agosto deste ano no Hotel Meliá, Campinas, SP.
O CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, é destinado a todos aqueles que se dedicam ou se interessam pelas artes da cerâmica, vidro e porcelana e é uma parceria entre a Revista MÃO na MASSA (única no segmento) e a Associação Brasileira de Cerâmica-ABCERAM.

– Apoio a Eventos de Terceiros
Dado o prestígio que a ABCERAM desfruta no meio externo, há um número muito grande de solicitações de apoio a eventos de outras entidades, que em grande parte são atendidas após análise de sua relevância. Isto tem como contrapartida a ampliação dos meios de divulgação da Associação, através da inserção da sua logomarca nos materiais promocionais e de link de acesso ao site da ABCERAM na página do evento.

– Comissões
Comissão Técnica de Vidro – suas inúmeros atividades são mostradas em uma página do site da ABCERAM, destacando-se a promoção anual do evento “Encontro Técnico Vidreiro”, a “Escola do Vidro” e a seção “Gotas de Vidro”, com fatos curiosos e interessantes sobre o vidro.
Comissões Específicas para Organização dos Eventos 2018, criadas este ano:
– 7th International Congress on Ceramics (ICC7) & 62º Congresso Brasileiro de Cerâmica, Foz do Iguaçu, Brazil, June 17-21, 2018.

– X Encontro de Refrataristas e Usuários de Refratários “Refratários para Indústria do Vidro”, 01 a 03 de outubro de 2018, Santos, SP.

– Site
O site da ABCERAM tem sempre que possível incorporado novos recursos, permitindo agilidade e facilidades de operação. O conteúdo de suas páginas principais, encontra-se em constante atualização, destacando-se: Outras Notícias, “Cerâmica no Brasil” onde encontra-se um grande número de informações sobre: Associações, Sindicatos, Ensino, Certificação, Fornecedores do Setor (Empresas & Produtos), Instituições de Pesquisa & Serviços, Normas Técnicas, Números do Setor, Publicações Editadas no Brasil e Segmentos Cerâmicos (Empresas & Produtos); a seção “Revistas”, através da qual é possível acessar os artigos das três revistas de um forma simples e cômoda (com exceção dos números anteriores a 1997 da Revista Cerâmica). Outras seções de interesse: “Eventos (nacionais e internacionais)”, “Informações Técnicas”, “Congresso”, “ABCERAM” e “Links”. A página área restrita para associados está sendo revista.

– Consultas via internet
A ABCERAM recebe centenas de consultas, nacionais e do exterior, sobre os mais variados temas do setor. Essas consultas são respondidas diretamente ou encaminhadas para especialistas.

– Banco de Dados de Instituições e Empresas ligadas ao setor cerâmico
Encontra-se em processo de reformulação por uma empresa especializada contratada pela ABCERAM, visando sua modernização com os últimos recursos dessa preciosa ferramenta, indispensável para o dia a dia de uma associação.

Atividades Programadas para 2018

A Diretoria atual e a que assumirá em julho de 2018 certamente darão continuidade as atividades em curso e se empenharão para melhorá-las e ampliá-las.

Eventos
Em 2018 eventos de grande importância estão previstos para as áreas de P&D&I bem como para setores industriais da Cerâmica, conforme relação a seguir:

– 7th International Congress on Ceramics (ICC7) & 62º Congresso Brasileiro de Cerâmica, Foz do Iguaçu – PR; Brazil, June 17-21, 2018.
Evento que acontece pela primeira vez no Hemisfério Sul com a participação de importantes profissionais do Brasil e de várias partes do mundo. Serão 18 Simpósios com coordenação em parceria nacional e internacional, abordando várias áreas da Cerâmica.

– X Encontro de Refrataristas e Usuários de Refratários – “Refratários para Indústria do Vidro”, Santos – SP, 01 a 03 de outubro de 2018
Sendo considerado o único evento nacional do gênero, reúne profissionais, pesquisadores e estudantes na área de refratários que discutem as tecnologias empregadas e os rumos das indústrias produtoras e consumidoras de refratários.

– 3º Encontro Técnico Vidreiro da ABCERAM, São Paulo – SP, outubro de 2018
Participam desse Encontro, profissionais das vidrarias responsáveis direta ou indiretamente nos processos industriais, no desenvolvimento de pessoas, fornecedores de matérias-primas, equipamentos, serviços, acadêmicos, consultores, recicladores e demais interessados no setor.

– 23º CBECiMat – Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (a ser realizado em parceria com a Metallum e o IPEN) Foz do Iguaçu, 04 a 08 de novembro de 2018.
Esse importante e tradicional evento conta com o apoio das três entidades que congregam os principais segmentos da comunidade envolvida: a Associação Brasileira de Cerâmica (ABCERAM), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol). O evento pretende aproximar ciência e tecnologia para satisfazer interesses acadêmicos e industriais. Espera-se que esta reunião possa contribuir para uma maior aproximação entre pesquisadores, profissionais da indústria e educadores da área de Ciência e Engenharia de Materiais.

– CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, agosto de 2018.
O CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, é destinado a todos aqueles que se dedicam ou se interessam pelas artes da cerâmica, vidro e porcelana e é uma parceria entre a Revista MÃO na MASSA (única no segmento) e a Associação Brasileira de Cerâmica-ABCERAM.

Cursos
Associação Brasileira de Cerâmica, dentro de suas atribuições de formação e desenvolvimento técnico, mantém a “Escola do Vidro” com a finalidade de suprir a carência de formação técnica na área, contribuindo com o aumento de desempenho das indústrias do setor.

Para 2018 estão previstos cinco cursos:
– Qualidade, 21 e 22 de março de 2018.
– Elaboração de Vidro, 16 e 17 de maio de 2018.
– Matérias- Primas, 25 e 26 de julho de 2018.
– Fornos de Fusão de Vidro, 19 e 20 de setembro de 2018.
– Resistência Mecânica/Análise de Fratura, 21 e 22 de novembro de 2018.