Histórico do Congresso

O Congresso Brasileiro de Cerâmica é o mais antigo e importante da área no Brasil e um dos maiores a nível internacional. Desde 1954, a Associação Brasileira de Cerâmica realizou 57 Congressos Brasileiros e 1 Sul-Americano, deixando de promover o evento apenas nos anos de 1955 e 1966. Concomitantemente ao Congresso Brasileiro de 1991 foi realizado o Congresso Ibero-Americano de Ceramica, Vidrios Y Refractarios.

Por ser uma entidade de caráter nacional a ABC tem procurado atuar nas diversas regiões do país. Dessa forma, o Congresso é itinerante, tendo já sido realizado: Bahia (3), Espírito Santo (1), Minas Gerais (6), Paraíba (1), Paraná (7), Pernambuco (3), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Norte (2), Rio Grande do Sul (1), Santa Catarina (9) e São Paulo (18) e Distrito Federal (1).

O Congresso Brasileiro de Cerâmica tem como objetivo promover a interação dos diversos setores envolvidos com o meio cerâmico (Indústrias, Escolas Técnicas, Universidades, Institutos de Pesquisas e Fornecedores de Matérias-Primas, de Equipamentos e Insumos) para melhor promover e contribuir para o desenvolvimento da cerâmica brasileira. Portanto, ele tem um caráter amplo, onde são debatidos temas de interesse para os diversos segmentos cerâmicos (Cerâmica Vermelha, Materiais de Revestimento, Refratários, Cerâmica Branca, Cerâmica Técnica e Novos Materiais) e temas comuns como Energia, Meio Ambiente, Recursos Minerais, Inovação Tecnológica, Qualidade, Recursos Humanos e outros.

Durante os três dias de Congresso há apresentações de trabalhos técnico-científicos, na forma oral e de pôsteres, palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, painéis onde são debatidos temas de interesse para a indústria cerâmica, minicursos e oficinas de cerâmica.


QUADRO RESUMO DOS CINCO ÚLTIMOS CONGRESSOS




Copyright © 2014 Metallum. Todos direitos reservados.