> Home – Coluna 04 – Atividades 2018 e 2019

Atividades ABCERAM  2018 – 2019

Considerações Gerais
As associações técnico-científicas foram criadas para preservar a História da Ciência e das profissões relacionadas, criando estímulos para que continuem se aperfeiçoando. Para alcançar esses objetivos, elas organizam e promovem eventos científicos tais como congressos, cursos e também publicações das mais diversas.
A ABCERAM desde 1953 tem se esforçado para se adequar a este conceito, superando inúmeros desafios, graças à participação de muitos profissionais, professores, pesquisadores, artistas e estudantes que militam no fascinante mundo da cerâmica. Esta participação é fundamental para dar sequência às atividades desta histórica Entidade, sempre visando o desenvolvimento e a divulgação da Cerâmica Brasileira.

Atividades em 2018

Em 2018, nossa Entidade completou 65 anos de existência! Dentre nossas realizações ao longo deste ano, as seguintes podem ser destacadas:

Publicações
Edição das Revistas: Cerâmica, Cerâmica Industrial e Materials Research (esta em parceria com a ABM e ABPol e outras entidades).

Boletins eletrônicos: Foram distribuídos diversos Boletins e comunicados de destaque, contendo informações tanto sobre as atividades da ABCERAM, como matérias de interesse da comunidade, atingindo um público de mais de 3000 pessoas.

Livro ABCERAM “SEIS DÉCADAS DE CONQUISTAS E SUPERAÇÃO DE DESAFIOS”, parceria da ABCERAM com a BB Editora.

Eventos
X Encontro de Refrataristas e Usuários de Refratários “Matérias Primas e Insumos para a Indústria de Refratários” realizado nos dias 5 e 6 de abril deste ano no Palace Hotel, Poços de Caldas, MG.

7th International Congress on Ceramics & 6º Congresso Brasileiro de Cerâmica realizado no período de 17 a 21 de junho deste ano no Cento de Convenções do Hotel Recanto Cataratas, Foz do Iguaçu, PR.

X Encontro de Refrataristas e Usuários de Refratários – Nesta edição foi abordado o tema para discutirem sobre os desafios e necessidades de “refratários utilizados na indústria do vidro”, realizado nos dias 02 e 03 de outubro deste ano, no Hotel Mercure, Santos, SP

Eventos em Parceria com Terceiros
15° edição do CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo realizado no período de 15 a 17 de agosto deste ano, no Hotel Radisson, Curitiba, PR.

O CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, é destinado a todos aqueles que se dedicam ou se interessam pelas artes da cerâmica, vidro e porcelana e é uma parceria entre a Revista MÃO na MASSA (única no segmento) e a Associação Brasileira de Cerâmica-ABCERAM.

23 CBECIMAT – Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais realizado no período de 04 a 08  de novembro deste ano, no Rafain Palace Hotel Convention Center, Foz do Iguaçu, PR

Apoio a Eventos de Terceiros
Dado o prestígio que a ABCERAM desfruta no meio externo, há um número muito grande de solicitações de apoio a eventos de outras entidades, que em grande parte são atendidas após análise de sua relevância. Isto tem como contrapartida a ampliação dos meios de divulgação da Associação, através da inserção da sua logomarca nos materiais promocionais e de link de acesso ao site da ABCERAM na página do evento.

Comissões
Comissão Técnica de Vidro – suas inúmeros atividades são mostradas em uma página do site da ABCERAM, destacando-se a promoção anual do evento “Encontro Técnico Vidreiro”, a “Escola do Vidro” e a seção “Gotas de Vidro”, com fatos curiosos e interessantes sobre o vidro.

Site
O site da ABCERAM tem sempre que possível incorporado novos recursos, permitindo agilidade e facilidades de operação. O conteúdo de suas páginas principais, encontra-se em constante atualização, destacando-se: Outras Notícias, “Cerâmica no Brasil” onde encontra-se um grande número de informações sobre: Associações, Sindicatos, Ensino, Certificação, Fornecedores do Setor (Empresas & Produtos), Instituições de Pesquisa & Serviços, Normas Técnicas, Números do Setor, Publicações Editadas no Brasil e Segmentos Cerâmicos (Empresas & Produtos); a seção “Revistas”, através da qual é possível acessar os artigos das três revistas de um forma simples e cômoda (com exceção dos números anteriores a 1997 da Revista Cerâmica). Outras seções de interesse: “Eventos (nacionais e internacionais)”, “Informações Técnicas”, “Congresso”, “ABCERAM” e “Links”. A página área restrita para associados está sendo revista.

Consultas via internet
A ABCERAM recebe centenas de consultas, nacionais e do exterior, sobre os mais variados temas do setor. Essas consultas são respondidas diretamente ou encaminhadas para especialistas.

Banco de Dados de Instituições e Empresas ligadas ao setor cerâmico
Encontra-se em processo de reformulação por uma empresa especializada contratada pela ABCERAM, visando sua modernização com os últimos recursos dessa preciosa ferramenta, indispensável para o dia a dia de uma associação.

Atividades Programadas para 2019

A Diretoria atual certamente dará continuidade as atividades em curso e se empenharão para melhorá-las e ampliá-las.

Eventos
Em 2019 eventos de grande importância estão previstos para as áreas de P&D&I bem como para setores industriais da Cerâmica, conforme relação a seguir:

63º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 04 a 07 de agosto de 2019, Centro de Convenções, Bonito, MS.

3º Encontro Técnico Vidreiro da ABCERAM, será realizado junto com Glassman South America, 14 e 15 de maio de 2019, e São Paulo, SP.
Participam desse Encontro, profissionais das vidrarias responsáveis direta ou indiretamente nos processos industriais, no desenvolvimento de pessoas, fornecedores de matérias-primas, equipamentos, serviços, acadêmicos, consultores, recicladores e demais interessados no setor.

CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, 2019.
O CONTAF – Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, é destinado a todos aqueles que se dedicam ou se interessam pelas artes da cerâmica, vidro e porcelana e é uma parceria entre a Revista MÃO na MASSA (única no segmento) e a Associação Brasileira de Cerâmica-ABCERAM.

Cursos
Associação Brasileira de Cerâmica, dentro de suas atribuições de formação e desenvolvimento técnico, mantém a “Escola do Vidro” com a finalidade de suprir a carência de formação técnica na área, contribuindo com o aumento de desempenho das indústrias do setor.