> Escola do Vidro – ABCERAM – 2016

ESCOLA DO VIDRO - ABCERAM - 2016

Escola do Vidro 2016 - Apresentação

Considerações Gerais
A Associação Brasileira de Cerâmica, dentro de suas atribuições de formação e desenvolvimento técnico, mantém a “Escola do Vidro” com a finalidade de suprir a carência de formação técnica na área contribuindo com o aumento de desempenho das indústrias do setor.

Objetivo
Disponibilizar formação especializada a técnicos de nível superior, focada no material vidro, seus produtos e seus processos industriais de elaboração, conformação e transformação.

Público Alvo
Técnicos de nível superior atuando em indústrias produtoras de vidro; fornecedores de matérias-primas, equipamentos e serviços para vidrarias; recicladores; arquitetos e projetistas de embalagens de vidro; ceramistas; consumidores e transformadores de produtos de vidro; pesquisadores, professores, estudantes de ciência e engenharia de materiais e áreas correlatas.

Instrutores
O corpo de instrutores selecionados integra a elite do conhecimento e estado da arte na tecnologia dos materiais vítreos, sendo formado por profissionais com profundos conhecimentos teóricos e práticos nos assuntos desenvolvidos.

São profissionais atuando em vidrarias e indústrias correlatas como fornecedoras de matérias-primas, equipamentos, materiais e serviços para as mesmas; professores, pesquisadores e consultores.

Estrutura da formação
O programa anual da Escola do Vidro é constituído de acordo com as necessidades apresentadas pelas indústrias vidreiras através dos representantes das indústrias participantes da comissão técnica vidreira da ABCeram.

Estrutura dos cursos
Os cursos, embora sigam a lógica natural do processo, são independentes. A participação em algum deles não pressupõe a participação no(s) anterior(es) para compreensão dos assuntos desenvolvidos.

Ao início de cada treinamento os alunos recebem impresso cópia de todas as lâminas que os professores empregarão ao longo das aulas a fim de facilitar o acompanhamento das mesmas.

Os alunos recebem também documentação em formato digital que permitirá aprofundamento nos temas tratados e que servirá como fonte de consulta e referências dos assuntos abordados.

Aos alunos que assistirem a todas as exposições teóricas de cada curso serão concedidos certificados de participação.

Taxa de inscrição
A taxa de inscrição inclui além das aulas, material didático, almoços e coffee-breaks.

No caso do módulo de matérias primas que é realizado em Descalvado, ela inclui transporte desde e até São Paulo e hospedagem em São Carlos.

A Escola do Vidro não tem fins lucrativos e o valor da taxa de inscrição é calculado dividindo-se o orçamento total do treinamento pelo número de alunos esperado para o mesmo de acordo com o histórico dos módulos anteriores.

Organização

Conselho Consultivo: Direção ABCERAM
Coordenação: Mauro Akerman – Escola do Vidro
Vice-coordenação: Samuel M. Toffoli – Poli/USP
Infraestrutura: Raquel Tieko M. Miyakoda/ Samara P. da Silva – ABCERAM

Programação 2016

Serão oferecidos cinco cursos, para informações clique nos títulos: