Normas para Trabalhos Completos

Utilize o gabarito (“template”) para redação do trabalho completo.
O trabalho completo poderá conter no máximo 10 páginas, escrito em português, inglês ou espanhol. Trabalhos em português (espanhol) terão resumos em português (espanhol) e em inglês. Trabalhos em inglês poderão ter resumos somente em inglês. 
Os arquivos podem ocupar um máximo de 3 Mb. O texto completo deve ser escrito utilizando a fonte Times New Roman, conforme descrição a seguir. Não inclua no texto cabeçalho nem notas de rodapé, e não numere as páginas.
Primeira página:
A primeira página deve conter somente os títulos em português e inglês, os nomes dos autores, das instituições de origem, endereços das instituições, e-mail para contato, resumo, “abstract”, palavras chave e “keywords”. 
O título deve ser redigido em português e inglês com fonte em tamanho 14, em maiúsculo somente para a primeira letra, estilo negrito e parágrafo com espaçamento simples entre as linhas. Para o nome dos autores utilize fonte tamanho 12, estilo normal, abreviando os primeiros nomes, parágrafo simples e incluindo numeração (em sobrescrito) para afiliação. 
Tanto o resumo quanto o abstract deverão ser redigidos em um único parágrafo cada, contendo no máximo 150 palavras. Parágrafo simples, fonte tamanho 12, em itálico. O tamanho da página deve ser A4, com margens de 2,5 cm (superiores, inferiores, direita e esquerda). 
A partir da página 2:
A introdução deve ser redigida a partir da página 2 com tamanho de fonte 12, estilo normal, espaçamento entre os parágrafos de 1,5 linhas e parágrafo com 1,0 cm. O texto poderá ser dividido nas seções INTRODUÇÃO, MATERIAIS E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, AGRADECIMENTOS (se aplicável) e REFERÊNCIAS. Os títulos das seções deverão ser impressos em letras maiúsculas, junto à margem esquerda. Separe os títulos do texto por espaços simples, acima e abaixo. Os subtítulos devem ser iniciados em letras maiúsculas, sublinhados, iniciados a 1,00 cm da margem esquerda e separados do texto apenas por um espaço simples.

EQUAÇÕES, UNIDADES, FIGURAS E TABELAS

Centralize as equações em relação à página. A indicação das equações deverá ser feita na ordem em que elas aparecem no texto com letra maiúscula entre parênteses: (A), (B). Siga o exemplo abaixo:

X + Y = Z           (A)

Deixe um espaço simples acima e abaixo das equações.
Unidades: utilize o Sistema Internacional (SI) de unidades.
Numere as figuras sequencialmente com algarismos arábicos (Figura 1) com legendas na parte inferior. Todas as figuras deverão estar localizadas próximas à citação no texto, deixando pelo menos um espaço simples acima e abaixo de cada uma. As figuras deverão ter boa qualidade, podendo ser coloridas, mas não poderão ocupar uma quantidade grande de memória (recomenda-se utilizar o formato *.jpg por ser mais compacto). Lembre-se que o trabalho completo deve ocupar no máximo 3 Mb.
Apresente as tabelas o mais próximo possível da citação no texto deixando um espaço simples acima e abaixo de cada uma. A numeração deve ser em algarismos romanos (Tabela I). Insira a legenda na parte superior da tabela.
Indique as referências sequencialmente no texto por números entre colchetes [1], e liste no item REFERÊNCIAS. O espaçamento entre as linhas deve ser simples com intervalo de 3 pontos entre os parágrafos. Exemplos de como citar as referências:

 [1] J. A. Cerri, E. R. Leite, D. Gouvêa, E. Longo, J. A. Varela, J. Am. Ceram. Soc. 79 (1996) 799.
[2] S. Manrich, E. D. Zanotto, Cerâmica 41, 271 (1995) 105.
[3] A. F. Padilha, F. Ambrozio Filho, Técnicas de Análise Microestrutural, Hemus Editora Ltda., S. Paulo, Brasil (1985) p. 130.
[4] W. D. Kingery, H. K. Bowen, D. R. Uhlmann, Introduction to Ceramics, 2nd Edition, John Wiley & Sons, New York (1975) p. 293.
[5] C. Xavier, H. Wiebeck, S. S. Suzuki, P. S. Santos, Anais do 11° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, Águas de S. Pedro, S.P., 1994, v. 2, p. 853.
[6] M. Kleitz, L. Dessemond, M. C. Steil, F. Thevenot, in Proc. Mater. Res. Soc. Symp., Ed. R. A. Gerhardt, S. R. Taylor, E. J. Garboczi, Materials Research Society, Pittsburgh, 1996, v. 411, pp. 269-275.